Teclado de computador, óculos, agenda e mão apontando para letras na mesa CONTENT MARKETING

Escrever para Web: 7 Dicas para Ter IDEIAS de CONTEÚDO

Olá pessoal de SEO! Como ter ideias de conteúdo para escrever para web no seu ramo de atuação? Descubra qual conteúdo seu futuro cliente espera encontrar em seu site ou blog.

Você já aprendeu 25 dicas de Webwriting (escrita pra web) aqui do Blog (não leu esse artigo? Então, depois de ler estas ideias para criar conteúdo, confira também: Webwriting: 25 Dicas de Escrita para Web). Para complementar, este artigo traz dicas para você ter ideias (ou insights) para criar conteúdo que seus futuros ou atuais clientes esperam encontrar em seu site ou Blog.

1 – Busca interna do site

Sabe o campo de busca interna do site, ou seja, aquele campo que permite o usuário pesquisar dentro do seu site? Você sabe o que as pessoas estão buscando ali?

Antes de tudo, é importante saber onde consultar as palavras pesquisadas pelos usuários. Se seu CMS (Sistema Gerenciador de Conteúdo) não tem essa função de listar a você os termos buscados, é possível configurar facilmente no Google Analytics para registrar as buscas realizadas.

Se você não sabe como configurar, recomendo a leitura do artigo do site Métricas Boss: Como configurar a pesquisa interna do Google Analytics.

Após configurar, os termos pesquisados pelos usuários estarão disponíveis no Google Analytics na opção “Comportamento” do menu lateral esquerdo da ferramenta.

Exemplo de caixa de pesquisa de sites - site Americanas
Exemplo de caixa de pesquisa de sites – site Americanas

São 2 insights que você pode extrair da análise do que as pessoas estão buscando dentro do seu site:

1.1 – Termos de busca com erro de digitação e sem tratativa pelo site

Ao conferir seu log de termos pesquisados em seu site, certamente você vai encontrar 3 tipos de situação:

  1. Erros de digitação: como uso de celular para acessar Internet é cada vez maior e o teclado mobile é pequeno, aumenta a chance de buscas com erros de digitação (e nem sempre o corretor acerta);
  2. Erros de escrita do português: algumas palavras do português que geram dúvidas de como escrever podem ser digitadas de maneira incorreta (ainda mais que usuário se acostumou em usar o Google que faz correção automática);
  3. Erros de escrita de nomes de marcas ou pessoas: se o usuário busca algum nome que não é simples de escrever ou a pronúncia não é literal como se escreve, há chances do usuário digitar da mesma maneira que fala. Já tive experiência em um site que era comum busca por “Naike” quando o correto seria “Nike”. Nesse exemplo, até mesmo “Naique” poderia aparecer nos registros.
Exemplo de busca com digitação incorreta
Exemplo de busca com digitação incorreta – certa seria “Nike”

É fundamental você ter busca inteligente – alguns sites já têm busca desenvolvida com algoritmo treinado para entender essas situações (lembra do “Você quis dizer…?“).

Mas se o seu site não faz o tratamento correto das “buscas erradas” e retorna zero resultados para o usuário sendo que você possui, sim, conteúdo para a pesquisa realizada, é necessário ter opções de configuração para responder a busca e não perder o usuário.

Considerando exemplo acima, ter uma opção de configurar no CMS/Admin de site que, toda vez que alguém digitar “Naike” ou “Naique”, o site deve considerar “Nike” ou redirecionar o usuário para determinada página de conteúdo relacionado.

Sem busca inteligente, o usuário entende que seu site não possui o que ele precisa e vai procurar em outro site concorrente.

Exemplo de busca com digitação incorreta
Exemplo de busca com digitação incorreta – certo seria “inglês”

1.2 – Termos de busca por conteúdo que não existe no site!

Este é o ponto principal para ter ideia de conteúdo: busque em seu site as mesmas palavras pesquisadas, ou seja, simule o usuário fazendo a busca por aquele termo.

Seu site retornou resultado certo para 100% das buscas? Ou houve termo buscado que não tem conteúdo que atenda a pesquisa do usuário?

Observe 3 cenários de uso da pesquisa interna:

  1. Seu possível cliente (prospect ou lead) pode entender que você oferece certo tipo de produto ou serviço e busca por isso;
  2. Usuário que espera encontrar respostas para dúvidas mais abrangentes de topo de funil;
  3. Seu atual cliente procurando ajuda sobre algum produto seu e, ao não encontrar, irá acionar o SAC.

Plano de ação para situações listadas acima, caso seu site NÃO possua resultado para a pesquisa realizada pelo usuário:

  1. Se você ainda não tem determinado produto ou serviço que tem sido procurado, quem sabe vale aumentar seu portfólio de produtos;
  2. Se a busca fizer sentido para seu nicho/ramo de atuação, pode ser uma nova pauta de artigo para seu Blog;
  3. Que tal evitar gargalos no SAC e adicionar a dúvida de seu cliente no FAQ (Dúvidas Frequentes) de seu site?

Inclusive, você pode descobrir buscas que não fazem sentido para seu nicho ou ramo de atuação. Por qual razão alguém estaria buscando algo que você não vende, mas o usuário pensa que vende? Será que a mensagem que sua marca passa… está correta?

Sitelink SearchBox – Campo de busca na SERP do Google

Exemplo de resultado Google com Searchbox - site Mercado Livre
Exemplo de resultado Google com Searchbox – site Mercado Livre

Se seu site possui elevado tráfego a ponto do Google exibir caixa de busca debaixo do seu domínio na SERP (página de resultados orgânicos), é possível ter tracking, ou seja, rastrear as buscas que vieram dessa caixa de pesquisa em específico.

Aprenda mais sobre essa caixa de pesquisa da SERP, como configurar Sitelink Searchbox e rastrear os termos pesquisados:

Sitelink Searchbox: Busca Interna a Partir do Google

Sitelink Searchbox: Como Saber os Termos de Busca?

2 – FAQ: Dúvidas frequentes do site

Seu site tem alguma área de dúvidas frequentes? Você sabe quantas visualizações e cliques acontecem ali? Ou melhor, já conferiu se está atualizado?

Se a página de FAQ (ou seja, Perguntas Frequentes) de seu site possui exibição fechada das perguntas, em que exibe a resposta ao usuário a partir do clique na pergunta, é possível utilizar de eventos do Google Analytics para registrar a quantidade de cliques em cada dúvida.

Desta forma, é possível saber qual pergunta do FAQ gera mais cliques. Quanto mais cliques, talvez vale criar mais conteúdo (ou conteúdo mais profundo, com mais detalhes) sobre a questão que os usuários mais têm dúvidas, afinal, pode ser desde um atual cliente ou possível futuro cliente.

Alguns sites possuem caixa de busca exclusiva para o FAQ. Conferir também o quê os usuários pesquisam nessa caixa ajuda a entender quais dúvidas não possuem respostas e precisam de conteúdo para respondê-las.

Lembre-se: quanto mais completo seu site for para responder a dúvida do usuário, menor a dependência do SAC, além de ajudar a estar presente na SERP do Google, conforme tópico a seguir.

3 – FAQ: Dúvidas frequentes do Google

Sabe quando o Google exibe nos resultados de busca algumas sugestões de pesquisas realizadas por outros usuários e que pode interessar a você também? Que quanto mais você clica, mais sugestões aparecem?

Realize uma busca no Google com sua marca e confira quais sugestões aparecem de pesquisas feitas pelos usuários com menção à sua marca.

Isso vale também para buscas diversas non-branded (ou seja, sem menção de marca) para entender as dúvidas dos usuários, ajudando na definição de pautas para criação de conteúdo.

Abaixo, exemplo para busca mencionando a marca Cacau Show e lista do que as pessoas também perguntando, sendo útil para criar conteúdo. Lembrando que, ao clicar, o Google exibe resposta de qualquer site, não é exclusivo ao site da marca.

Por isso, havendo conteúdo dentro do site oficial para as principais dúvidas, melhor para ser exibido como respostas ao Google.

Exemplo da página de resultados Google com sugestão pra busca do usuário

4 – Autocompletar do Google

Assim como a dica anterior vem de sugestões do Google, já parou para conferir as sugestões da própria caixa de pesquisa do Google?

Quando você começa a digitar algo da sua marca na caixa de pesquisa, ou algum tema relacionado ao seu nicho, qual é a sugestão do Google que aparece?

Exemplo para quem tem um site com receitas culinárias:

Exemplo do autocompletar do Google

Conforme exemplo, apenas uma busca simples por “como cozinhar“, é possível ver 10 sugestões do Google que os usuários costumam digitar.

5 – SAC/Comercial: Quais dores seus clientes ou prospects relatam?

Que tal participar do SAC por um dia? Já pensou em ser ouvinte do telefone do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou ler as mensagens enviadas pelos clientes por e-mail ou formulários de contato?

Esta dica complementa tópicos acima deste artigo: será que há dúvidas de clientes chegando na equipe de atendimento que poderiam estar respondidas dentro do site, evitando gargalos, filas de atendimento?

Certeza de que, após 1 dia participando do SAC, você vai se surpreender não apenas sobre possíveis novos conteúdos, mas possíveis problemas que precisam ser resolvidos em seu produto, serviço ou site.

Além disso, conversar com a equipe que vende seus produtos (time comercial/vendas) pode trazer ideias sobre as principais dúvidas dos prospects antes de se decidirem pela compra, que não foram respondidas pelo seu site.

Através dessa conversa com equipe comercial, é possível identificar quais tópicos mais encantam os clientes durante uma venda e criar um conteúdo rico para nutrição desse lead, que chegará ao time de vendas mais aquecido e propenso a fechar negócio.

Por fim, o próprio time comercial de consultores/vendedores pode ser grande aliado na redação desse conteúdo, principalmente para assuntos de meio e fundo de funil (você sabia que existe uma sigla para conteúdos gerados por funcionários? Confira como funciona no artigo EGC – Employee-Generated-Content).

6 – Conteúdos indiretos com posição ruim no Google

Para ser fácil de entender, vou ilustrar com exemplo de artigo do próprio Blog SEO News.

O Blog possui alguns artigos sobre Google Meu Negócio (GMN) publicados há alguns anos. Através da ferramenta de SEO Google Search Console, percebi que existiam buscas que retornavam esse conteúdo de SEO Local sobre como excluir empresa, foto ou avaliação do Google Meu Negócio, mas sempre em posições altas, na 7ª página de resultados.

O motivo para isso é que esses artigos retornavam nos resultados de pesquisa por serem sobre Google Meu Negócio e o Google entende que meu Blog tem conhecimento no assunto, mas as posições sempre muito ruins porque o conteúdo não respondia a dúvida principal do usuário.

Decidi escrever 3 artigos, publicados nos dias 02, 04 e 18 de abril, são eles:

Resultado: o número de impressões cresceu em mais de 6 vezes para as buscas sobre Google Meu Negócio mencionadas acima.

  • 01/03 a 02/04: posição média 61,9
  • 03/04 a 05/05: posição média 10,5
Print da ferramenta Google Search Console expondo crescimento do gráfico de impressões e posições
A linha laranja se refere à posição média – quanto mais cresce a linha menor é a posição. O inverso para impressão – quanto mais cresce, maior é o volume de impressões.

Através do gráfico do Google Search Console, é possível ver a diferença de imediato. Apesar dos resultados em SEO acontecerem em médio e longo prazo, neste caso em especial, ficou nítida a necessidade de ter esse conteúdo no Blog.

O Google entende a autoridade do Blog para o tema, só faltava ter os artigos mais assertivos que respondem essas buscas de cauda longa para começar a ranquear em posições boas para um conteúdo recém-criado.

Será que seu site ou Blog possui autoridade para determinado tema e só falta criar o conteúdo para começar a receber tráfego de imediato?

7 – Conteúdos de Blog ou e-mail com maior tráfego ou interação

Algum conteúdo do Blog muito bom em tráfego; abertura ou clique em e-mail pode ser um sinal de algum tema que gera maior engajamento com sua audiência, com seu público ou cliente, merecendo algum conteúdo de continuação ou até de maior profundidade.

Exemplo aqui do Blog SEO News. O artigo de escrita para Web me surpreendeu por receber tráfego SEO mais rápido do que eu esperava – isso significa que:

  • Possibilidade de haver pouco conteúdo na Web para a keyword principal do artigo competindo com meu conteúdo, ou seja, facilita alcançar melhor posição orgânica em pouco tempo;
  • Google entende que meu Blog possui expertise para falar sobre o assunto (lembra do EAT? Expertise, Autoridade e Confiabilidade) e posicioná-lo melhor irá atender a intenção de busca do usuário que deseja aprender mais sobre escrita para Web.

Então pensei: como posso agregar com algum conteúdo “parte 2” sobre escrita para Web? E criar link entre esses conteúdos de forma que, quando usuário entrar por algum dos 2 artigos, também se interesse em conferir o outro texto? E, no final, gerar mais engajamento e menor rejeição?

Foi quando surgiu a ideia para este artigo que você lê agora!

Quem sabe tem algum conteúdo seu que merece parte 2, continuação, profundidade. Vale analisar seus canais de divulgação!

Dica extra para ter ideia de conteúdo

No artigo de escrita para Web eu menciono que já havia treinado vários pessoas que trabalham comigo sobre escrever para Web, mas nunca havia compartilhado no Blog, sempre material interno da equipe.

Ao publicar, fui surpreendida com tráfego para esse tema. Pensando em como dar sequência no assunto, percebi que os tópicos acima também já faziam parte do meu repertório de conhecimento não publicado. Por que não expor para atrair mais tráfego de quem possui dificuldade para ter ideias de conteúdo?

Se você chegou até aqui na leitura deste artigo, volto a mesma pergunta para você: qual conhecimento você possui, que muitas vezes adota em seu trabalho ou capacita sua equipe… mas nunca divulgou? Esse conhecimento pode ser do nicho de mercado em que está hoje, contribuindo para sua marca, ou sobre sua profissão, contribuindo para seu Marketing pessoal. Que tal pensar mais sobre isso? 😉

E o melhor desta dica é que esse tipo de conteúdo é mais fácil de ser criado – não requer várias pesquisas ou estudos antes de escrever – quando comecei este artigo, simplesmente digitei de forma direta tudo que já está na minha mente há tempos, é muito mais fácil de redigir, pois é totalmente fluído!

Conclusão

Para definir pautas de conteúdo, além de utilizar de recursos como:

  • Conferir quais conteúdos levam tráfego para seu concorrente;
  • Tendência de busca (através de ferramentas como Google Trends, Keyword Planner);
  • Sazonalidades (ex: Black Friday, Dia dos Namorados, vestibular, férias escolares, etc.);
  • NewsJacking, ou seja, utilizar de buzz (assunto do momento) para publicar conteúdo rapidamente e aproveitar o crescimento repentino de buscas no Google para atrair tráfego orgânico…

…olhar para dentro do seu site e de sua empresa permite descobrir uma riqueza de ideias para novos conteúdos que os usuários ou clientes esperam encontrar no site da sua marca.

Benefícios de conteúdo “descoberto” internamente

  • Aumenta a chance de responder mais perguntas que os usuários fazem no Google sobre sua marca;
  • Retém o usuário no site ao entregar resultado que espera receber na pesquisa interna;
  • Diminui gargalos de atendimento no SAC;
  • Ajuda a nutrir o prospect com solução para suas dores antes de ser direcionado ao time de vendas.

Por fim, recomendo assistir o vídeo da live SEO de Pijama que contou com a participação de Rafael Rez, dicas incríveis sobre produção de conteúdo e SEO EAT.

Que tal começar a adotar as dicas deste artigo agora mesmo? 🙂