Como excluir fotos Google Meu Negócio

Como excluir foto no Google Meu Negócio?

Olá pessoal de SEO! Dúvida comum de negócios físicos: como remover fotos do Google Meu Negócio, ainda mais adicionadas pelos usuários? Confira já como remover.

Se você gerencia perfil Google Meu Negócio (GMN) para algum negócio físico e está começando a usar essa plataforma grátis do Google, aprenda a usar mais recursos com outros artigos do Blog: SEO Local: Google Meu Negócio. Confira também:

Como excluir avaliação no Google Meu Negócio?

Fotos Google Meu Negócio: do proprietário e do usuário

Há 2 “tipos” de fotos numa ficha Google Meu Negócio:

  • Fotos enviadas pelo proprietário (ou administrador) do local;
  • Fotos enviadas pelos usuários, ou seja, por qualquer pessoa.

Por que qualquer pessoa pode enviar foto de um local para o Google Meu Negócio?

É possível dizer que o serviço Google Meu Negócio é parcialmente preenchido pelo próprio estabelecimento e parte pelos usuários (no caso, clientes e consumidores), que podem deixar avaliações, perguntas e respostas da comunidade, informar atributos do local (características oferecidas ou informações sobre o ambiente) e também fotos.

Do meu ponto de vista, essa abertura ao usuário tem intuito de trazer fidelidade sobre o local. Ou seja: fotos reais, avaliações reais, atributos reais, para ajudar os usuários a tomarem a decisão certa antes de contratar algum produto ou serviço do estabelecimento, baseados nas fotos e opiniões de clientes.

Inclusive, como forma de incentivar cada vez mais essa participação dos usuários, o Google criou, há alguns anos, um projeto chamado Google Guias Locais. Quanto mais o usuário interage com as fichas GMN de locais em que esteve, foi ou é cliente, mais pontos o usuário ganha na plataforma Guias Locais. Há vários níveis conforme usuário ganha mais pontos, podendo trocar por serviços Google.

Porém, já vi algumas situações em que as fotos não possuem relação com o comércio. Uma razão para isso pode ser seleção errada de foto pelo usuário ao realizar upload. Ou então, quando é um centro comercial (ex: Shopping Center), pode acontecer de, em vez de enviar foto da loja, usuário envia foto de áreas comuns do centro comercial.

Como excluir fotos do Google Meu Negócio?

Remover fotos do proprietário da ficha GMN

Para remover fotos que você (ou alguém que administra seu negócio no GMN) colocou, é simples:

  1. Acesse painel GMN com seu e-mail e senha;
  2. Clique em Fotos, no menu lateral esquerdo (em desktop);
  3. Clique na foto que deseja remover;
  4. A foto será exibida em tamanho maior – clique no ícone da lixeira, no canto superior direito da tela;
  5. Clique em “Excluir” na mensagem de confirmação.
Ícone de lixeira para remover foto Google Meu Negócio
Mensagem de confirmação antes de remover foto Google Meu Negócio

Ao lado do ícone da lixeira, há um símbolo de “i” (de “informações”). Ao clicar, exibe dados sobre a foto (número de visualizações, data do upload, tamanho) e opção de indicar atributos sobre ela (se é foto da equipe, interna do local, etc).

Informações sobre foto no Google Meu Negócio

Importante: considere remover fotos apenas por alguma razão relevante (ex: foto desatualizada), para não perder histórico de fotos que têm muitas visualizações, que podem indicar maior utilidade e atenção dada pelos usuários, sendo benéfico para SEO.

Dica! Se você estiver enviando novas fotos em sua ficha Google Meu Negócio, considere diminuir o tamanho em bytes em um compressor de imagem. Para usuários de conexão móvel (3G, 4G), é fundamental que as imagens sejam leves para que sejam carregadas de forma mais rápida e visualizadas. Uma ferramenta grátis, online e fácil de usar que reduz o tamanho em bytes é TinyPNG. Além disso, maioria das pessoas utiliza smartphone para acesso a Internet, portanto, não tem necessidade de imagem com altura e largura enorme, que acaba prejudicando o tamanho em bytes.

Remover fotos dos usuários da ficha GMN

Sobre excluir fotos que foram inseridas por usuários/clientes, ou seja, não foram inseridas por nenhum administrador da ficha GMN, não é possível remover, apenas realizar uma denúncia ao Google para análise e posterior remoção se fizer sentido o motivo da denúncia.

Para manter a fidelidade das informações sobre o estabelecimento (seja produto ou serviço), as fotos dos clientes não podem ser excluídas e há algumas regras que permitem denunciar (“solicitar”) ao Google para que sejam removidas.

Sobre conteúdo em GMN, o Google diz:

As contribuições precisam ser feitas com base em experiências e informações reais. Conteúdo intencionalmente falso, fotos copiadas ou roubadas, respostas sem relação com o tópico, linguagem difamatória, ataques pessoais e conteúdo desnecessário ou incorreto violam nossa política. Se você identificar esse comportamento, denuncie-o. Nós nos reservamos o direito de desativar as contribuições geradas pelos usuários em perfis de empresas e categorias de negócios individuais para evitar abuso. O mesmo se aplicará à remoção de conteúdo que violar nossas políticas ou Termos de Serviço, além da suspensão ou exclusão de contas abusivas.

Fonte: Política de conteúdo de contribuições de usuários do Maps

As políticas do Google Meu Negócio para conteúdo se aplicam em todos formatos: avaliações, fotos e vídeos. Exemplos de conteúdos proibidos e restritos:

  1. Spam e conteúdo falso;
  2. Sem relação com o estabelecimento;
  3. Conteúdo restrito e ilegal;
  4. Conteúdo terrorista;
  5. Conteúdo sexualmente explícito;
  6. Conteúdo ofensivo;
  7. Conteúdo perigoso e depreciativo;
  8. Falsificação de identidade;
  9. Conflito de interesses, exemplos: avaliar a própria empresa ou publicar conteúdo sobre algum concorrente para manipular as classificações dele.

Como denunciar foto Google Meu Negócio para remoção

  1. Acesse painel GMN com seu e-mail e senha;
  2. Clique em Fotos, no menu lateral esquerdo (em desktop);
  3. Clique na foto que deseja remover;
  4. A foto será exibida em tamanho maior – clique no ícone da lixeira, no canto superior direito da tela;
  5. Será exibida uma tela para informar por qual razão deseja que a foto seja removida, além de seu e-mail – motivos possíveis para solicitar remoção: conteúdo ofensivo, problema jurídico, privacidade, baixa qualidade, a foto não corresponde ao lugar ou informar outra razão;
  6. Google irá analisar o pedido e remover se a denúncia fizer sentido (não é imediato).
Ícone de bandeira para remover foto Google Meu Negócio
Motivos para denunciar foto de usuário no Google Meu Negócio

Conclusão

Google Meu Negócio é um serviço grátis e com muitos recursos, não pode ser deixado de lado por negócios que possuem endereço físico para atender clientes, é peça fundamental para SEO Local, ou seja, buscas que fazem menção de local ou que Google considera a localização do usuário.

É fundamental manter a ficha atualizada e não descuidar, para contar positivamente para SEO e para o usuário interessado no produto ou serviço, que poderá se tornar cliente no futuro.

Porém, situações inesperadas podem acontecer, como fotos erradas subirem para a ficha de algum estabelecimento comercial. Para isso, é importante estar de olho e solicitar remoção quando necessário.

Lembre-se: oferecer a melhor experiência ao usuário sempre é importante para SEO, e cuidar de sua ficha GMN faz parte disso. 🙂