Como excluir empresa Google Meu Negócio

Como excluir empresa do Google Meu Negócio?

Olá pessoal de SEO! Depois de aprender como excluir avaliações e fotos, aprenda a sinalizar empresa fechada (temporária ou permanente) ao Google Meu Negócio (GMN).

Google Meu Negócio (ou GMN), o serviço grátis do Google para ter um negócio com endereço físico no mapa (que faz parte de SEO Local), é ótimo para divulgar um local comercial na pesquisa Web e no Google Maps com destaque e sem pagar por isso.

Porém, empresas podem fechar, vender o ponto para outro proprietário, outro estabelecimento comercial totalmente diferente abrir no mesmo endereço. E como proceder neste caso? Como excluir uma conta do Google Meu Negócio? Confira a seguir.

Observação: as orientações de acesso abaixo são para uso do painel Google Meu Negócio em desktop, mas é possível realizar também pelo site mobile ou aplicativo GMN para Android ou iOS.

Excluir empresa que não é minha do GMN

Se você sabe que algum estabelecimento fechou, porém continua constando como aberto em determinado endereço no Google Meu Negócio, é possível informar ao Google – mesmo não sendo administrador da conta no GMN.

Não é garantido que a ficha será sinalizada como fechada nos resultados de pesquisa Web ou Maps, afinal, ninguém pode remover do Google empresa que não seja de sua propriedade ou administração.

Porém, sinalizar como fechada é um indicativo ao Google da necessidade de atualização de seu resultado de busca, e o proprietário da ficha no GMN costuma ser notificado pelo Google que alguém indicou que o negócio está fechado (com opção de confirmar ou recusar a sugestão dada).

O Google irá analisar se a informação realmente procede para marcar como fechada (ou não), ou seja, quando vem de um usuário essa informação de fechada, é uma sugestão ao Google. A pessoa que sinalizou ao Google poderá receber e-mail posteriormente com informação se foi realmente fechada.

Se o Google receber uma atualização informando que um local está temporariamente fechado, você poderá receber uma notificação por e-mail.

Fonte: Ajuda do Google Meu Negócio

No resultado de pesquisa Google, na ficha do Google Meu Negócio da empresa em que se deseja sinalizar como fechada, clique em “Sugerir uma edição”.

Em seguida, clique em “Fechar ou remover”. Uma nova mensagem será exibida com várias opções para indicar a opção desejada.

Print da tela do Google sobre como sinalizar empresa fechada no Google Meu Negócio
Print da tela do Google sobre sugerir alteração a uma empresa do Google Meu Negócio

Após indicar como “Permanentemente fechado” na mensagem acima, será exibida uma última confirmação, conforme abaixo. Se você tiver certeza de que o negócio está realmente fechado, clique em “Enviar”.

Print do Google após sinalizar empresa Google Meu Negócio como fechada

Excluir a minha empresa do GMN

Há 3 opções no painel Google Meu Negócio para o proprietário da ficha: sinalizar como fechada, remover a ficha do seu painel (você perde o acesso, mas o negócio continua ativo) ou, ainda, sinalizar como temporariamente fechada.

Observação: ao escolher a opção de remover a ficha, a única forma de voltar a gerenciá-la é fazendo novamente a verificação de propriedade (PIN por ligação telefônica, cartão postal ou checagem do domínio do site pelo Google Search Console).

Se você marcar um negócio como fechado, mas não remover a ficha de seu acesso, é possível “reabrir” a empresa no Google, que não exibirá mais o alerta de fechado.

Empresa fechada – informar ao Google que não existe mais

Print do painel Google Meu Negócio para sinalizar empresa como fechada
Print da mensagem de confirmação do Google Meu Negócio da sugestão de empresa fechada
  • Acesse sua ficha no Google Meu Negócio com login e senha;
  • No painel em desktop, clique em “Informações” no menu lateral esquerdo;
  • Na tela exibida, mais à direita, há o botão: “Marcar como permanentemente fechada”;
  • Clique nesse botão para marcar como fechada.

Uma tarja vermelha será exibida nos resultados Google na ficha GMN, informando os usuários que o local está fechado.

Lembrando: a opção para remover a ficha não significa que a empresa será excluída do Google – simplesmente remove a gestão da ficha do usuário em questão, ou seja, do seu painel de administração, mas o negócio permanece como aberto nos resultados de pesquisa Google.

Empresa fechada temporariamente

Há opção de sinalizar uma ficha Google Meu Negócio como temporariamente fechada.

  • Acesse sua ficha no Google Meu Negócio com login e senha;
  • No painel em desktop, clique em “Informações” no menu lateral esquerdo;
  • Na tela exibida, mais à direita, há o botão: “Marcar como temporariamente fechada”;
  • Clique no botão para marcar como fechada.
Print da mensagem de empresa fechada temporariamente no Google Meu Negócio

Empresa fechada apenas por motivo de lockdown da pandemia

Se seu negócio está apenas fechado para atendimento ao público por motivo de restrição da pandemia, mas continua atendendo por canais online, não sinalize como fechado.

A sinalização como fechado significa que o negócio não existe mais, o que não é verdade, apenas está fechado para atendimento presencial, mas a empresa continua aberta. Google diz:

Importante: as empresas que oferecem serviços de retirada ou entrega não devem ser marcadas como “temporariamente fechadas”. Caso contrário, esses serviços não serão exibidos no Google.

Fonte: Ajuda Google Meu Negócio

O Google fez adequação no Google Meu Negócio para tratar esse tipo de situação, que antes não existia, confira:

  • Acesse sua ficha no Google Meu Negócio com login e senha;
  • A primeira tela exibida é um resumo de acessos à ficha, e há uma opção dedicada à situação da COVID-19:
Print do painel Google Meu Negócio para indicar situação da empresa com atendimento em pandemia COVID-19

Não se esqueça também de atualizar os campos abaixo, se necessário:

  • Atualizar o telefone: se seu negócio está fechado, e há um telefone fixo não mais usado por estar no local, atualize para o telefone atual de atendimento;
  • Atualizar o horário de funcionamento: se seu estabelecimento estiver operando em horário diferenciado durante lockdown, não se esqueça de atualizar os horários no painel GMN;
  • Postagens: utilize recurso de postagens para incentivar que usuários e clientes entrem em contato através de telefone, site ou landing page;
  • Mensagens: ative o botão de mensagem para ser mais um recurso de receber contato de seu cliente pela Internet. Saiba mais em:

Responda mensagens Google Meu Negócio via desktop

Sinalizar várias empresas como fechadas de uma só vez no GMN

Se você gerencia vários endereços, vários negócios, e todos deverão ser sinalizados como fechados…

  • Acesse sua ficha no Google Meu Negócio com login e senha;
  • Na listagem dos endereços que você administra, selecione os endereços que deseja sinalizar como permanente ou temporariamente fechados;
  • Na barra de ferramentas superior, clique em Ações. Em seguida, selecione “Marcar como temporariamente fechado” ou “Marcar como permanentemente fechado”;
  • Confirme na mensagem que aparecer.

Reabrindo uma empresa fechada no Google Meu Negócio

Se sua empresa estava sinalizada como fechada e você está reabrindo, se a ficha não tiver sido removida, é possível reabrir no seu painel no Google Meu Negócio facilmente.

  • Acesse sua ficha no Google Meu Negócio com login e senha;
  • No painel em desktop, clique em “Informações” no menu lateral esquerdo;
  • Na tela exibida, mais à direita, clique em “Reabrir esta empresa no Google”;
  • Selecione “Marcar como aberto”.

Ao reabrir a empresa, o aviso de permanentemente ou temporariamente fechado é removido dos resultados de pesquisa Web e Google Maps.

É possível reabrir várias empresas de uma só vez, selecionando todos endereços desejados na listagem de endereços (primeira tela exibida ao fazer login em sua conta GMN), clicar em “Ações”, depois em “Abrir”.

Importante: se sua empresa foi marcada como permanentemente fechada devido a uma mudança de endereço ou nome, não a reabra. Em vez disso, adicione uma nova empresa.

Fonte: Ajuda Google Meu Negócio

Empresa mudou de endereço: é melhor excluir a ficha do GMN e criar uma nova?

Não exclua, o ideal é manter a mesma ficha e somente atualizar o endereço.

O principal motivo é não perder toda autoridade construída em seu perfil, bom para SEO, bom para o usuário. Imagine perder todas as avaliações?

Se seu negócio apenas mudou de endereço, mas continua sendo o mesmo negócio, não faz sentido excluir. Edite o campo de endereço e tudo certo. 🙂

Conclusão

É fundamental ter cuidado ao sinalizar fechamento de um negócio ao Google ou remover de seu painel. Em caso de erro ao clicar em Remover – porque isso não exclui a empresa do Google – se for necessário recuperar o acesso depois, o processo será similar ao se tornar proprietário de uma nova ficha, que pode demorar dias em caso de cartão postal.

Além disso, sinalizar como negócio fechado e não estiver realmente fechado, a informação errada pode resultar em perda de clientes, ainda mais neste momento de lockdown em pandemia: utilizar a sinalização correta disponibilizada pelo Google é fundamental – há vários recursos para sinalizar atributos, horário e até mesmo postagem GMN adequada para situação de COVID-19, mantendo o atendimento aos clientes de forma remota.

Por fim, a empresa não “some” de uma vez do Google quando sinalizada como permanentemente fechada. A empresa terá um aviso em tarja vermelha ao usuário em seu resultado de busca, mas com exibição reduzida nos resultados.

Sabemos que o Google prioriza melhor experiência ao usuário, e remover de vez pode gerar dúvidas do que aconteceu com o negócio. Manter na SERP, mas com indicação de fechada, é a informação mais correta ao usuário que ainda esperava encontrar a empresa como aberta.

Não deixe de conferir mais conteúdo sobre Google Meu Negócio do Blog SEO News:

Como excluir avaliação (comentários) do Google Meu Negócio

Como excluir foto (do proprietário e dos usuáios) do Google Meu Negócio