Google Meu Negócio: Resultados LocaisGoogle Meu Negócio: Resultados Locais

Resultados Locais na SERP: Google Meu Negócio

Olá pessoal de SEO! Para vocês que possuem sites de comércios com endereços físicos: como está o posicionamento nos resultados em Mapa? Já turbinou sua loja no Google Meu Negócio?

As lojas exibidas no Google Maps fazem parte dos resultados de pesquisa que não devem ser ignorados, pois não são exibidos apenas quando alguém buscar pelo nome do comércio (pesquisa branded), mas também retornam para buscas pela especialidade da loja. Exemplo: “lojas de eletrodomésticos“, “lojas de roupas femininas“, “lojas de calçados“, etc. Porém, é necessário estar atento em estratégias para seu negócio ser exibido, já que o Google limita normalmente a exibição de 3 resultados embaixo do mapa.

Abaixo, exemplo em desktop e mobile. Como realizei a pesquisa na cidade de Sorocaba/SP, o Google exibiu os comércios mais próximos a mim. Na maioria das vezes, você deve ter visto os resultados em mapa logo abaixo dos resultados patrocinados, mas já vi aparecerem também embaixo, próximo aos números de paginação (testes do Google, será?).

Resultados Locais do Google Meu Negócio - Busca em Sorocaba/SP por Lojas de Suplemento Alimentar
Busca por Lojas de Suplemento Alimentar
Resultados Locais do Google Meu Negócio - Busca em Sorocaba/SP por Lojas de Roupas Masculinas
Busca por Lojas de Roupas Masculinas

Google Meu Negócio

Para gerenciar um ou mais comércios dos Resultados Locais, é necessário cadastrá-lo(s) no projeto Google Meu Negócio, porém não estranhe se sua loja já estiver no mapa sem você ter realizado o cadastro. Qualquer pessoa pode de forma colaborativa cadastrar – nesse caso, você terá que reinvidicar o local confirmando ser o proprietário.

Após criar uma conta no Google Meu Negócio, se você possuir mais de um endereço, é possível inserir um por um ou enviar planilha com dados de todos comércios para importação. É muito importante manter o cadastro atualizado, pois os resultados permitem realizar ligação ou traçar rota até o local. Além disso, os clientes de sua loja poderão deixar comentários, e não queremos reclamações de número de telefone ou endereço errado, certo? E não se esqueça de colocar seu site! Muitos clientes poderão querer visitá-lo antes de ir até o local. Se desejar rastrear tráfego ao seu site proveniente do cadastro de sua loja física, é possível através da inserção de parâmetros utm no endereço do seu site que colocar no cadastro.

Confira abaixo diferentes telas e campos exibidos para seu negócio:

Google Meu Negócio: Comentários da Web
Comentários da Web: Exibição Automática de Avaliação do Facebook, Foursquare para seu Comércio
Google Meu Negócio: Horário de Pico de Visitação por Dia da Semana
Horário de Pico de Visitação por Dia da Semana

Possíveis Problemas

Negócio Cadastrado por Outra Pessoa

Como dito anteriormente, pode acontecer de alguém já ter registrado seu comércio antes de você. Nesse caso, há opção de preencher um formulário com informações suas que serão encaminhadas ao e-mail da conta do proprietário. Você poderá solicitar gerenciamento da página (preservando o atual proprietário como dono do cadastro) ou a propriedade (transferência para sua conta, eliminando acesso do outro administrador). O Google recomenda aguardar alguns dias até que haja manifestação por parte do atual proprietário. Em paralelo, um profissional do Google acompanhará seu caso e lhe manterá informado sobre sua requisição.

Negócio Inserido Dentro de Outro Negócio

Exemplo: lojas de Shopping. Normalmente, há o registro do Shopping e sua loja é cadastrada com mesmo endereço, não havendo problemas. A única situação adversa que já vi ocorrer é o Shopping não ter cadastro no Mapa e alguma loja é dada como estabelecimento único daquele endereço. Nesse caso, apenas consegui resolver a situação ao repassar o problema a um profissional do Google, que fez correção dos endereços. Você poderá relatar o ocorrido através do Ajuda do Google para receber este auxílio.

Google Meu Negócio: Loja Inserida Dentro de Outro Estabelecimento
Loja Inserida Dentro de Outro Estabelecimento

Caracteres Irreconhecíveis

Já vi acontecer de exibir caracteres estranhos no endereço. Já reportei ao Google, mas pode ser que ocorra com você. Em todas as vezes que aconteceu comigo, o campo do Estado (UF) estava vazio e foi preenchido automaticamente pelo Google com caracteres não reconhecíveis na língua portuguesa. Se acontecer com você, verifique se o seu campo do estado foi preenchido.

Google Meu Negócio: Caracteres Incorretos no Cadastro da Loja

Fatores de Posicionamento

Mas… o que poderá influenciar ser destacado ou não nos resultados? Além de manter o cadastro atualizado, o Google recomenda inserir fotos (exterior, interior, produtos e equipe), logotipo e imagem de capa (para página do G+ que é criada automaticamente). Porém, é óbvio que as opiniões dos clientes são importantes, mas aqui vai além de simplesmente estratégias digitais. Para receber elogios e recomendações, é preciso ter um atendimento de excelência em seu comércio. Sabemos que nem todos os clientes registram elogios, mas se for mal atendido, a chance de registrar uma queixa é grande. Ninguém quer que possíveis clientes desistam de visitar seu negócio por motivo de reclamações de outros clientes, não é mesmo?

Fotos do Comércio

Não há obrigatoriedade de fotos, não há quantidade mínima a adicionar. Porém, o Google recomenda ao menos 3 fotos para cada seção do painel do Google Meu Negócio, são elas: área externa (fachada), área interna, fotos da equipe e fotos de produtos.

Também há opção de fotos 360º. Na verdade, faz parte do Google Street View pelo interior de estabalecimentos. É um recurso bem legal, mas que exige contratação de um fotógrafo profissional ou agência especializada (confira lista de fotógrafos certificados para Google Street View), em razão do equipamento e técnicas adequadas para esse tipo de foto. Embora seja um gasto a mais, proporciona ao cliente “navegar” pelo interior da loja através do navegador antes de visitá-la fisicamente.

Avaliações de Clientes

Atender bem o cliente não é mais do que obrigação do lojista. Atender mal poderá, além de perder o cliente em questão, prejudicar uma quantidade muito maior de possíveis clientes se esse mau atendimento for divulgado na Internet para qualquer pessoa que realizar uma pesquisa sobre seu ramo de atuação ou serviço. Sabemos que muitas pessoas divulgam insatisfações em redes sociais, mas nem todos os usuários possuem conta nesses sites. Já pesquisa no Google é algo que todo usuário de Internet faz independe de ter ou não uma conta Google. Por isso, é necessário tomar cuidado com a exposição de sua loja nos resultados de pesquisa.

Google Meu Negócio: Avaliações de Clientes sobre o Comércio

O cliente poderá avaliar sua loja com pontuação de 1 até 5 estrelas, e comentar sobre a loja é opcional. No painel do Google Meu Negócio, é possível responder ao comentário do cliente (seja para tentar resolver algum problema relatado ou até mesmo agradecer), que poderá também editar sua avaliação. Ou seja: se você recebeu 1, 2 estrelas e conseguiu reverter a insatisfação de seu cliente, este será capaz de retornar e mudar a avaliação deixada.

Google Meu Negócio: Painel de Avaliações de Clientes

Dados Estruturados Schema

Também é recomendado informar em seu site marcação Schema Local Business, acredito ser uma forma de “confirmação” para o Google sobre a propriedade. Em alguns sites estrangeiros, possivelmente você verá a sigla NAP, que significa Name – Address – Phone Number. Traduzindo: marcar nome da empresa, endereço e número de telefone com recomendações Schema.

Propriedades Schema Local Business

Você poderá conferir no site Schema todas as propriedades para marcação de um comércio, mas seguem abaixo as propriedades mínimas (NAP):

  • name – nome da loja
  • address – endereço da loja
  • telephone – telefone da loja

Alguns exemplos de outras propriedades Local Business:

  • logo – URL da imagem de logo do negócio
  • openingHours – horário de funcionamento
  • paymentAccepted – formas de pagamento aceitas
  • photo – URL de foto do local

Guias Locais

O Google possui um projeto chamado Guias Locais que incentiva os usuários a avaliarem os comércios que frequentaram, o que aumenta a probabilidade de alguém deixar um comentário em sua loja.

Projeto Google Guias Locais

 

Portanto, fique atento se sua loja está turbinada para ganhar destaque nos resultados em mapa e para atrair novos comentários positivos e novos clientes! 😉

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