Como tempo de carregamento de site influencia no abandono pelo usuário

Velocidade como Fator de Ranking Mobile no Google

Olá pessoal de SEO! A partir de julho/2018, velocidade de carregamento será fator de ranking nas pesquisas Google em dispositivos móveis. Confira ferramentas para monitorar!

Acredito que essa notícia, anunciada no início de 2018 no Blog de Webmasters Google, não surpreende quem trabalha com Web – na verdade, apenas torna oficial o que indiretamente já influenciava no ranqueamento da pesquisa orgânica em dispositivos móveis, e uma notícia dessa já era esperada mais cedo ou mais tarde pelos profissionais de SEO.

Importância da Velocidade de Sites

O Google vem há alguns anos orientando sobre o velocidade de carregamento através de diversas estatísticas, mas nós mesmos como usuários sabemos da impaciência de esperar um site abrir… demorou pra carregar? Adeus, melhor buscar outro site do mesmo assunto.

Impacto da velocidade de site mobile no e-Commerce

Segundo o portal Think With Google:

53% das visitas a sites no mobile são abandonadas quando uma página leva mais de três segundos para carregar.

Como a velocidade do site já influenciava em SEO?

Em 09 de abril de 2010, o Google anunciava que velocidade do site era o novo fator de ranking para resultados orgânicos – obviamente, essa notícia se referia aos resultados em desktop, já que até o mês passado o índice do Google considerava exclusivamente a versão desktop dos sites para determinação dos resultados orgânicos de pesquisa (ainda considera para grande parte dos sites, já que a “migração” para versão mobile está ocorrendo aos poucos). Esse artigo de 2010 citava algumas maneiras de monitoramento de velocidade, uma delas a ferramenta YSlow do Yahoo (que já não existe mais), e a Google Page Speed, bem conhecida pelos profissionais de SEO e utilizada até hoje como referência de pontos a melhorar no desempenho de sites.

Mas o comunicado deste ano é sobre tablets e smartphones: imagine você realizando uma busca no Google em celular com conexão 3G. Você escolhe um resultado, clica e…. Zzzzz. Ao demorar para carregar, é instantâneo voltar para a busca do Google e clicar em outro resultado. O Google identifica este comportamento e entende que o primeiro site visitado não atendeu ao que o usuário esperava, fazendo-o retornar para a busca e clicar em outro resultado. Se esse outro resultado for um concorrente e o site deste carregar mais rápido, estimulando o usuário a prolongar a navegação, quem será que merece subir posições nos resultados orgânicos do Google para o tema pesquisado?

Desta forma, a partir de julho de 2018, o “Speed Update” (assim chamado pelo Google) será um fator considerado nas buscas mobile (como agora temos o mobile indexing, faz total sentido, não?). A seguir, saiba mais sobre como descobrir a velocidade atual de seu site e como melhorá-la.

Como Tornar meu Site mais Rápido?

Profissionais que trabalham com SEO já há algum tempo e profissionais da área de TI que monitoram desempenho de sites conhecem as métricas para tornar mais rápido o carregamento de uma página. Se você ainda está aprendendo sobre como deixar seu site mais veloz, confira abaixo algumas ferramentas que irão apontar os tópicos recomendados que seu site já implementa e tópicos que ainda precisam ser implementados para sua omitização.

Ferramentas para Monitorar Velocidade de Sites

Antes de anunciar mudanças no algoritmo, o Google sempre disponibiliza orientações e ferramentas para ajudar os webmasters na adaptação às mudanças que virão, por isso há alguns recursos do próprio Google para ajudar, confira:

Teste Meu Site – Think With Google

O Test My Site do Think with Google é justamente uma dessas opções do próprio Google para você testar situação de seu site – inclusive, a página inicial do teste já deixa um recado:

A maioria dos sites perde metade dos visitantes durante o carregamento.

Ferramenta de teste de velocidade de sites em dispositivos móveis

Após em torno de um minuto, você saberá a classificação encontrada para seu site, um comparativo de velocidade com outros sites do setor (se seu site foi classificado no setor errado, você tem opção de alterar) e opção de receber relatório por e-mail.

Ferramenta Google Test My Site - comparativo com outros sites

Speed Scorecard – Think With Google

Compare a velocidade de seu site em mobile com a velocidade de seus concorrentes com o Speed Scorecard. Segundo o Google, os dados da ferramenta são baseados na experiência de usuários reais do Chrome quando acessam destinos populares da internet.

Ferramenta Google Speed Scorecard

Quando testo com o domínio seonews.com.br, é exibida a mensagem “Domínio não encontrado“. Caso ocorra para seu site, a justifica da ferramenta é:

O Speed Scorecard abrange um subconjunto de sites do Relatório de Experiência do Usuário do Chrome (CrUX). Este relatório fornece dados de velocidade para URLs populares que são conhecidos pelos rastreadores web do Google. Domínios podem aparecer em alguns países e combinações de velocidade móvel e não aparecer em outros devido a várias diferenças de população. Isso pode e deve variar de mês a mês.

Há ainda uma “Calculadora de Impacto“, em que lojas virtuais poderão preencher com média mensal de visitantes, valor do ticket médio, taxa de conversão em % e ter noção de quanto poderiam ganhar – ou perder – conforme a velocidade do site varia para mais ou para menos. Para isso, há uma barra para simular velocidade do site que atualiza o valor final conforme é alterada.

Calculadora de Impacto do Google Speed Scorecard

Sobre a calculadora de impacto, o Google esclarece:

Melhorar a velocidade do celular não garante aumento de receita. Esse modelo é baseado em dados de contas do Google Analytics que optaram por compartilhar dados agregados anônimos com o Google para fins de avaliação comparativa.

Google Page Speed

Conforme citada anteriormente, a ferramenta Google Page Speed é popularmente conhecida e orienta quanto aos tópicos que estão bem aplicados no site e tópicos que deverão ser melhorados para aumentar a velocidade de carregamento. Uma nota é atribuída para a versão mobile e outra nota para a versão desktop do site em 2 parâmetros: velocidade e otimização.

Ferramenta Google Page Speed

Esta ferramenta pode ser utilizada através do Google Page Speed Insights, que realiza análise diretamente no navegador, ou instalada no servidor como módulo Apache ou no Nginx. Para cada tópico avaliado, há link para a documentação que explica do que se trata e recomendações.

Lighthouse – Extensão Chrome

O Lighthouse é ferramenta de código aberto que realiza uma auditoria em seu site nos quesitos abaixo, sendo possível selecionar quais tópicos se deseja incluir na análise:

  • Desempenho (performance)
  • PWA (Progressive Web App)
  • Acessibilidade
  • Melhores Práticas
  • SEO

Você poderá usar o Lighthouse como extensão do Google Chrome ou através de linha de comando – se preferir esta opção, necessário instalar o Lighthouse no Node.js e digitar o comando:

lighthouse https://www.seusite.com.br/

Saiba mais como usar o LightHouse por Node.js no artigo:

Google LightHouse: Testando Site por Linha de Comando

Ao utilizar a verificação pela extensão do Chrome, cada tópico escolhido receberá uma nota e explicação sobre cada indicador analisado que compôs o diagnóstico, sempre com link para a documentação que contém os aprimoramentos necessários.

LIghthouse auditor de performance de sites

No site oficial do Lighthouse, consta a observação:

Observação: No momento, o Lighthouse se concentra principalmente em recursos de Progressive Web Apps, como Adicionar à tela inicial e suporte ao modo off-line. No entanto, o objetivo geral do projeto é oferecer uma auditoria abrangente de todos os aspectos da qualidade de um app da Web.

Conclusão

O Google diz em sua publicação que essa alteração no algoritmo irá influenciar pequena porcentagem das buscas (e que o conteúdo relevante poderá ter mais peso), mas independente de velocidade ser ou não fator de ranking, é fato que site lento tem grandes chances de perder os usuários para sites mais rápidos da concorrência. Portanto, implementar técnicas de otimização de sites é fundamental, ganhando cada vez mais relevância conforme aumenta o uso de conexões móveis.

As ferramentas citadas são aquelas desenvolvidas/recomendadas pelo próprio Google – há outras opções que você poderá testar até encontrar qual considera a mais apropriada para seu caso, que avalia melhor seu site. Dica final: confira também as ferramentas GT Metrix e Web Page Test.

Como está a velocidade de seu site? Qual sua ferramenta predileta?

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Um comentário

  1. Velocidade de carregamento do site é uma preocupação constante para quem trabalha com seo ou tem um blog de nicho ou empresarial.Esse artigo veio na hora certa para nos prepararmos para essa mudança.

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