Como adicionar usuários para acesso ao Google Meu Negócio

Tipos de Usuários do Painel Google Meu Negócio

Olá pessoal de SEO! Venho neste artigo compartilhar sobre os 3 tipos de usuários e suas permissões de acesso ao painel do Google Meu Negócio. Tudo para melhor controle e segurança do lojista.

Usuários e seus acessos ao painel Google Meu Negócio

Primeiramente, para adicionar usuários é necessário que o usuário que será adicionado configure na sua conta do G+ a notificação abaixo, através da página https://plus.google.com/settings:

Configurar Google Plus para acessar Google Meu Negócio

Dentro do painel do Google Meu Negócio, ao clicar na linha do estabelecimento, exibirá uma página com informações do comércio (descrição, endereço, contato, etc) e, no canto direito, link para adicionar/editar usuários, no ícone do lápis:

Há 3 tipos possíveis de usuários para acessar o painel do Google Meu Negócio, com a finalidade de liberar acessos para outras pessoas vinculadas ao comércio conforme suas atribuições, para maior segurança. Ao clicar no lápis de edição, abrirá a tela abaixo para gerenciar usuários – clique no símbolo à direita para adicionar novos usuários. Lembrando que apenas a conta de Proprietário é capaz de adicionar usuários.

Criação de usuário no painel Google Meu Negócio

Exibirá uma tela para informar o gmail do usuário a ser adicionado e qual será a permissão a dar – são esses os 3 tipos:

Tipos de usuário do Google Meu Negócio

  • Proprietário: quem criou o cadastro do comércio no Google Meu Negócio, com permissão total. É possível adicionar mais proprietários que terão as mesmas permissões, mas há um proprietário principal que não pode ser removido, justamente o criador da conta.
  • Gerente: um outro usuário com permissões semelhantes ao do proprietário, ou seja, podendo editar informações, enviar fotos, responder avaliações dos clientes e até mesmo fechar um negócio, porém não é capaz de remover um comércio da conta e nem adicionar/remover usuários.
  • Gerente de Comunicações: esse perfil tem a finalidade principal de fazer o atendimento, ou seja, responder aos comentários dos clientes – não é capaz de editar dados da empresa e muito menos fechar ou remover um negócio. É o perfil ideal para direcionar ao SAC da empresa, preservando os dados do comércio, sem risco de serem alterados. O Gerente de Comunicações também é capaz de incluir e remover fotos.

Descrição usuários do Google Meu Negócio

Ao adicionar um novo usuário, este será notificado em seu gmail para aceitar o convite e então começar a ter acesso à conta do negócio.

Aceitar convite para acessar conta Google Meu Negócio

Atendimento ao cliente

Essa possibilidade de ter um usuário para função principal responder comentários de clientes facilitará quando o projeto piloto de chat entrar em produção – leia mais sobre isso em: Resultados Locais: Tempo Real, Novos Campos e Chat.

Outra informação importante sobre atendimento aos comentários dos clientes é a notificação quando há uma nova avaliação. Se você cadastrou cada estabelecimento manualmente, os usuários (seja Proprietário, Gerente ou Gerente de Comunicações) poderão receber por e-mail um aviso de que há uma nova review registrada.

Porém, se você possui muitos comércios e utilizou o recurso de envio em massa de estabalecimentos através de planilha, infelizmente a notificação por e-mail não funciona. Eu gerencio várias lojas, senti falta da notificação por e-mail e questionei o Google sobre isso, principalmente pelo trabalho de ter que abrir cadastro por cadastro para consultar se há nova avaliação para responder (seja um elogio ou uma queixa a ser tratada). A resposta que tive de um funcionário Google que atende o Meu Negócio foi exatamente essa: se foi realizado upload em massa de lojas, infelizmente a notificação por e-mail não funciona. Eu vejo isso como uma falha do Google, pois se há um número grande de estabelecimentos a tratar, ainda mais que há a necessidade de um alerta automático.

Quer aprender mais sobre SEO? Confira:

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *