Feedback para Snippets em Destaque Google

Snippets em Destaque – Feedback para Resultados

Olá pessoal de SEO! Vocês já notaram que alguns novos resultados de pesquisa possuem um link para darmos feedback ao Google se achamos útil a maneira como o resultado foi apresentado? São os snippets em destaque, que já comentei na postagem Mudanças na SERP 2016.

Resultado em destaque na SERP Google

Snippets em Destaque nos Resultados Orgânicos de Pesquisa Google

O Google diz no artigo Snippets em destaque na pesquisa que, quando o usuário fizer uma pergunta na pesquisa, um resultado poderá ter destaque especial no topo da página para chamar a atenção do usuário. O Google tenta identificar o snippet mais útil, por isso o resultado em destaque poderá mudar. O Google exibe o link para fornecermos Feedback sobre essa funcionalidade/resultado fornecido, conforme destacado acima.

Ao clicar em Feedback, o Google exibe o formulário abaixo para o usuário responder:

Formulário de Feedback para Snippets Destacados na SERP

Sobre ajudar a melhorar os resultados de pesquisa, o Google diz que dezenas de milhares de possíveis mudanças são testadas, sendo exibidas para alguns usuários e para outros não. A partir do feedback recebido, a funcionalidade testada poderá se tornar parte da SERP para todo mundo (ou não, e ser descartada).

Camiseta preta com estampa Writing e caneca branca com estampa frases de Social Media e texto SEO News agora tbm é LOJA

E se eu não quiser meu site destacado na SERP?

Acho pouco provável alguém que não queira seu resultado destacado na SERP. Mas, se por alguma razão você não quiser que o Google extraia do seu site uma resposta à pesquisa do usuário e a destaque no topo da página de resultados, insira a meta-tag abaixo no cabeçalho <head></head>.

<meta name="googlebot" content="nosnippet">

Como ter meu site destacado nos resultados?

Não há estratégia para ter seu site destacado no topo dos resultados – o algoritmo do Google fará análise de qual site poderá atender melhor a pergunta do usuário para merecer o destaque.

Sugestão de Edição – Resultados Wikipedia

Mas o que quero mesmo destacar nesse artigo é o caso do link Feedback para resultados da Wikipedia. Confira as imagens abaixo que interessantes – acontece tanto para mobile quanto desktop, havendo a opção para feedback e compartilhar nas redes sociais, e-mail ou WhatsApp, se a pesquisa for realizada em smartphone com o programa de mensagens instalado.

Resultado de Pesquisa Wikipedia com Feedback e Compartilhamento

Ao clicar no ícone de compartilhamento:

Compartilhar Resultados de Pesquisa Google da Wikipedia

Ao clicar no link Feedback, aparecem ícones para sugerir edição:

Feedback de Snippets em Destaque: Edição de Campos Wikipedia

Ao clicar no ícone do lápis para sugerir uma correção:

Sugestão de Correção de Resultados de Pesquisa Wikipedia
Agradecimento de Feedback para Resultados de Pesquisa Wikipedia

Observe na mensagem de agradecimento que o fornecimento de feedback não influencia na classificação da página nos resultados de pesquisa.

E você, identificou alguma novidade a partir dos experimentos Google? Como os testes são realizados para uma parcela dos usuários, é possível que você identifique outras novidades na SERP!

Já forneceu seu feedback para algum resultado novo?