Google Mobile-First Indexing

Mobile-First Indexing: Indexação Mobile é Prioridade

Olá pessoal de SEO! O Google anunciou que haverá alteração no algoritmo priorizando as buscas mobile. Seu site está preparado para Mobile-First Indexing?

O Google comunicou no começo de novembro que a indexação de sites será priorizada para a versão mobile. Mas… o que isso significa? Até então, o conteúdo da versão desktop das páginas era considerado para determinar sua relevância, o conteúdo desktop era prioritário em relação ao conteúdo da versão mobile. Uma maneira bem simples de entender isso é com relação aos dados estruturados: o Google utilizava as marcações de dados estruturados do conteúdo desktop – mesmo que seu site tivesse marcação Schema apenas na versão desktop, o Google exibia rich snippets também nos resultados de pesquisa mobile – mesmo não constando marcação nas páginas mobile.

Mas… Por que o Google agora é Mobile-First Indexing?

Justamente pela razão acima – o Google deve ter observado que o conteúdo de páginas mobile de alguns sites era diferente de sua versão desktop. Ao dizer diferente, leia menos conteúdo. Já aconteceu comigo de, ao buscar por algum produto, visualizar estrelas de avaliações nos snippets do resultado de pesquisa mobile de lojas virtuais, mas ao clicar, não encontrar as avaliações disponíveis para leitura. Não significa que a loja inseriu marcação de Review nas páginas mobile apenas para ter rich snippets (mesmo sem ter os comentários de clientes), mas certamente as avaliações com as marcações Schema estavam somente na versão desktop.

Sabemos que já faz um bom tempo que o Google prioriza experiência mobile, e oferecer menos conteúdo em dispositivos móveis não é algo bom ao usuário. Por consequência, não agrada ao Google.

Devo mudar algo em meu site?

Quem possui site responsivo não há com o que se preocupar, já que trata-se de apenas 1 site para qualquer dispositivo. Mas se você possui versões separadas entre mobile e desktop, revise se o seu site possui conteúdos diferentes, principalmente se possui menos conteúdo na versão mobile.

O próprio Google recomenda checar as marcações de dados estruturados se estão todas disponíveis na versão mobile, para evitar que os rich snippets deixem de ser exibidos nos resultados de pesquisa.

Conclusão

Não é surpresa alguma que o Google lance mais uma mudança de algoritmo priorizando mobile e nem que de alguma forma prejudicaria quem fornece menos conteúdo ao usuário de dispositivos móveis. O Google já tem feito diversas ações passadas nesse sentido – se você tem dúvidas quanto a isso, confira: Mobile: Quem Dita as Regras é o Google.

Para evitar problemas ou surpresas futuras desagradáveis, a dica é: foque no seu site mobile, nunca o inferiorize em relação à versão desktop. Isso vale no que se refere tanto a atenção dada para conteúdo quanto à resolução de problemas.