Alerta Google Chrome em páginas sem https em guia anônima

HTTPS: Alerta Google Chrome para Sites não Seguros

Olá pessoal de SEO! A partir deste mês, o Google Chrome passou a alertar o usuário sobre sites que coletam dados confidenciais sem criptografar, ou seja, que não utilizam certificado SSL (HTTPS).

Alerta no Chrome versão 56

O Google Chrome já alertava com um ícone, mas a partir de janeiro de 2017 e na versão 56 do navegador, o aviso será mais nítido para sites que possuem formulário com campos de senha ou de cartão de crédito e não criptografam os dados informados pelo usuário, ou seja, todos os sites que não possuem certificado SSL implementado e por isso não vemos https na barra de endereço.

Alerta Google Chrome para páginas não seguras (sem https)

O Google justifica que os usuários não se atentam sobre o ícone anteriormente exibido, e vai mais longe para quem utiliza guia anônima: muitas vezes, os usuários podem achar que estarão mais seguros nesse tipo de navegação, e por isso o alerta é exibido também nesses casos.

Alerta Google Chrome em páginas sem https em guia anônima

O Google também deixa um recado: analisa exibir em breve um aviso mais nítido para alertar o usuário – um alerta como esse em vermelho para uma loja virtual seria bem crítico, não?Se você se enquadra no caso acima, não demore em adquirir e instalar um certificado SSL. Considere não ser apenas um caso de perder clientes em razão do aviso do navegador, mas de proteção aos dados de seu cliente – esse tipo de vulnerabilidade poderá lhe trazer problemas maiores do que instalar um certificado em seu servidor. Confira o artigo Migração de Site: HTTP para HTTPS.

Mas se seu site já roda em HTTPS, o Chrome também dará o devido destaque!

Alerta Google Chrome em site seguro com HTTPS

Atualização: em julho/2017, o Google postou uma atualização em seu blog informando que, a partir de outubro/2017, o alerta de site não seguro será exibido em páginas sem HTTPS que possuam qualquer campo de formulário para entrada de dados e em qualquer navegação anônima. E deixa o recado:

No futuro, planejamos exibir o aviso “Não seguro” em todas as páginas HTTP, mesmo fora do modo de navegação anónima. Publicaremos atualizações à medida que nos aproximarmos do lançamento de versões futuras.