Websites Google Meu Negócio

Criando um Site pelo Google Meu Negócio

Olá pessoal de SEO! Tem novidade no Google Meu Negócio: criação de site para locais cadastrados no GMB, para endereços que não têm presença web.

Comércios e estabelecimentos em geral com atendimento em endereço físico podem divulgar seus serviços no Google sem ter um site para isso – basta se cadastrar no serviço Google Meu Negócio (Google My Business – GMB). A novidade lançada é a possibilidade de estabelecimentos criarem um site dentro do painel da ferramenta, gerado automaticamente pelo Google a partir das informações fornecidas pelo proprietário do endereço.

Guia Website do Google Meu Negócio

O painel GMB mudou de layout nos últimos dias e, na lateral esquerda, há as opções de telas do endereço visualizado em questão – inclusive a opção Website.

Opção Website Google Meu Negócio

Ao clicar, é aberto um assistente para criação de um website – na verdade, há pouca coisa possível de ser alterada, já que o conteúdo do site são as informações fornecidas – nome e endereço completos do local, telefone, horário de funcionamento e fotos. Apenas pouco texto adicional será possível inserir, conforme abaixo.

Criando site no Google Meu Negócio

Editando o Site do Google Meu Negócio

Tema do Site GMB

Na tela Website, há menu lateral com algumas opções para personalizar (poucas personalizações), e uma delas é alterar o Tema – que na verdade altera apenas a fonte do texto do site em criação.

Temas para layout de site Google Meu Negócio

Editar Texto do Site GMB

A opção Editar permite editar título principal, inserir um subtítulo de até 40 caracteres, pequeno título do corpo e um parágrafo para descrever do que se trata o local, com algumas opções de formatação, conforme imagem abaixo.

Editar texto de site Google Meu Negócio

Configurações do Site GMB

Já a opção de Configurações é bem fraca – praticamente não há o que configurar no website:

Configurações website Google Meu Negócio

Publicando Website Criado no GMB

Conforme dito acima, não há muito o que editar durante a criação do site no Google Meu Negócio. Ao clicar na opção Publicar Agora, é exibida sugestão de URL do site – há um sufixo na URL que não é editável – isso significa que apenas a parte inicial do endereço do site poderá ser escolhida, o final sempre será business.site.

Endereço do site para local no Google Meu Negócio

E assim o site é criado – na hora já estará disponível no endereço escolhido na tela acima. Importante expor que é criado um site de página única, que exibe os dados básicos do local cadastrado no GMB, opção de criar rota e telefonar clicando diretamente no número do telefone.

Site criado para local do Google Meu Neóocio

SEO de Website Criado pelo Google Meu Negócio

Alguns detalhes SEO on-page indentificados em site criado pelo Google Meu Negócio:

  • Site de 1 página só
  • Layout responsivo
  • Tag title com o nome do estabelecimento
  • Não há meta-tag description
  • Tag canonical
  • O título principal é tag H1
  • O subtítulo é tag H2
  • Link inserido no parágrafo na área de edição não tem atributo nofollow
  • Não há tag noindex – fiz uma busca no Google por inurl:business.site, mas não rertornou sites do GMB indexados nos resultados Google – talvez esse novo recurso ainda não foi explorado, justificando a ausência de sites no motor de busca.
  • Imagens com nome ruim, sem atributos de dimensões e sem atributo alt preenchido

Site GMB no Google Page Speed

Testei, por curiosidade, a URL no Google Page Speed Insights: a nota obtida em desktop foi 77 e mobile recebeu pontuação 72, mas uma das observações foi a falta de otimização das imagens – talvez se enviar as imagens otimizadas para Web no cadastro GMB, a nota no Google Page Speed poderá ser melhor.

Site GMB no Validador de Dados Estruturados

Ao testar na Ferramenta de Teste de Dados Estruturados… 0 marcações detectadas – não há microdados no site gerado pelo Google Meu Negócio, nada.

Versão AMP do Site GMB

Se não tem dados estruturados… não precisa dizer que não tem versão AMP nos sites criados pelo Google Meu Negócio, não é?

Google Analytics

Olhando o código-fonte, há código de Google Analytics (GA) inserido automaticamente.  Consultei o Analytics logada na mesma conta Google usada no Meu Negócio, mas não havia o site em questão, e não achei nenhuma informação sobre isso no painel GMB.

Criei dentro do Google Analytics uma nova conta com endereço do site criado no GMB… mas um novo ID de conta GA foi gerado, ao invés de checar automaticamente que se trata de um site criado dentro de um serviço Google.

Baby look branca com estampa frases Inbound MKT e caneca branca com estampa ToFu MoFu Bofu e texto SEO News agora tbm é LOJA

Conclusão

Conforme mensagem exibida na ferramenta, em destaque na imagem ao alto deste artigo, o recurso Website está disponível apenas para alguns usuários, portanto esteja ciente disso caso não haja a opção em seu painel Google Meu Negócio.

É apenas uma alternativa paliativa – não substitui a criação de um site, pois gera apenas uma página única com poucas opções de edição e de otimizações para SEO. E essa URL também não é boa – como é um recurso novo, não sabemos ao certo se intuito do Google é apenas oferecer um site ao usuário no resultado de pesquisa de local do Google Meu Negócio (eliminando indexação orgânica) ou se permitirá vincular a algum domínio da Internet e indexá-lo nos resultados. Importante lembrar que, ao término da criação, é exibido um anúncio do Adwords incentivando link patrocinado para o site recém-criado.

Na minha opinião, deve ser apenas um alternativa temporária até que um site recheado de conteúdo e otimizado para o resultados orgânicos de pesquisa seja publicado.