Google Search Console (Webmaster Tools)

Search Console sem Palavras-Chave de Conteúdo e Featured-Phones

Olá pessoal de SEO! O Google lançou esta semana 2 mudanças no Search Console: remoção da lista de palavras-chave de conteúdo e informações sobre “Featured-Phones”.

Palavras-Chave de Conteúdo

Nessa tela eliminada do Search Console, o Google listava palavras-chave que classificava como relevantes ao site – não eram termos utilizados pelos usuários na busca, não eram termos que geravam tráfego – mas palavras encontradas pelo Googlebot ao rastrear o site, listadas por ordem de significância.

Essa tela era uma opção que fazia parte do menu lateral “Índice do Google”. O motivo alegado pelo Google é a confusão gerada nessa listagem de palavras-chave. Para saber quais termos de busca geraram exibição de seu site nos resultados orgânicos de pesquisa, a tela certa a conferir as palavras no Search Console é “Tráfego de Pesquisa”/”Search Analytics”.

Featured Phones

Os “featured-phones” (aparelhos mais antigos que estão entre os celulares simples e os smartphones, mas capazes de acessar a Internet) foram removidos do Search Console. Acredito que o principal motivo é a adesão cada vez maior aos Smartphones, o que não justificaria a manutenção do rastreamento, acompanhamento e tratamento do comportamento de sites nesses dispositivos, até mesmo porque a maioria dos sites não possui conteúdo especial para featured-phones, segundo o Blog Central para Webmasters.

O Google comunicou não ter mais user-agent de featured-phones para rastreamento de pesquisa e as opções relacionadas a esses aparelhos foram removidas do Google Search Console – antes, era possível sabermos em “Rastreamento”/”Erros de Rastreamento” possíveis problemas com o site para esses dispositivos.

Porém, se seu site ainda oferece conteúdo para featured-phones, o Google recomenda adicionar no html dentro do cabeçalho da página <head></head> de todas as páginas desktop e mobile, o seguinte link (em href, colocar cada URL do seu site da página correspondente):

<link rel="alternate" media="handheld" href="www.seusite.com.br" />

Seu site continuará sendo exibido nas buscas desses dispositivos, desde que seu conteúdo seja apropriado para eles, porém não terá mais relatório de problemas no Search Console.

Status do Índice

Houve também atualização em Search Console “Índice do Google”/”Status do Índice” no dia 20 de novembro, mas o Google diz ser uma atualização interna que não deverá afetar os usuários finais.