Anomalias de dados Google Search Console Novembro e Dezembro 2017

Novas Anomalias de Dados Google Search Console

Olá pessoal de SEO! Em novembro e dezembro 2017, tivemos notificação de 3 novas anomalias de dados em relatórios do Google Search Console, saiba mais.

O que são Anomalias de Dados do Google?

De tempos em tempos, surgem algumas atualizações no Google Search Console que podem afetar os dados sobre nosso site exibidos na ferramenta. Essas atualizações são chamadas de “Anomalias de Dados“, todas listadas pelo Google em ordem de data e por tela do GSC na página Data anomalies in Search Console.

Observe em seu GSC que uma linha Observação é exibida nos gráficos do Search Console quando há algum ajuste ao contabilizar dados para os relatórios de nosso site – ao clicar nessa linha, você terá acesso a mais detalhes da correção realizada pelo Google – é importante conferir o que mudou antes de se desesperar achando que sofreu algum tipo de penalização! Abaixo, confira três ajustes do Search Console deste final do ano de 2017.

Relatório de Rich Cards – 07/11/2017

A notificação sobre Rich Cards lançada em novembro tem efeito nos gráficos do Google Search Console para sites do ramo de empregos, lembrando que o Google lançou este ano marcação de dados estruturados para vagas de emprego.

The Rich Cards Report no longer shows data for Jobs listings that are too stale to be eligible as Jobs rich results. Therefore you may notice a drop in the number of reported Jobs in the Rich Card report. This is a reporting change only; Search results are not affected by this change.

Não se desespere se você possui site de empregos e constatou uma queda nos relatórios de Rich Cards – os resultados Google não foram prejudicados, são apenas ajustes no relatório para listagem de empregos, que poderão deixar de ser exibidos no GSC.

Relatório de Accelerated Mobile Pages (AMP) – 13/11/2017

O Google corrigiu um erro que havia ao contabilizar bugs de páginas AMP relacionados ao conteúdo dessas páginas. Por isso, o relatório de problemas AMP poderá, a partir de 13/11, exibir um volume maior de erros que você deverá corrigir em suas páginas AMP.

We fixed a bug in counting content mismatch errors, therefore some users may see an increase in the number of AMP errors for their site. If you see an increase, check your site for content mismatch errors.

Importante observar que não significa que, de repente, suas páginas AMP começaram a ter mais problemas – os bugs já existiam, o Google Search Console que não listava alguns antes de 13/11.

Relatório de Search Analytics – 14 a 18/12/2017

Essa correção do GSC da tela Search Analytics é aplicável apenas para páginas AMP, portanto é necessário filtrar em “Aspecto de pesquisa/Filtrar por aspecto de pesquisa/Resultados não avançados das AMP“.

There was an error in counting AMP non-rich results impressions and clicks. The issue did not affect AMP appearance in search results, but you might see a drop in your data during this period.

Para meu caso, o gráfico exibe uma queda considerável em impressões e cliques no período informado (14 a 18/12), normalizando ao que era antes a partir de 19/12, correspondendo exatamente a essa notificação do Google. Não é um erro em nossas páginas AMP, mas apenas um problema de contabilização da parte do Google.

Conclusão

É sempre importante ler com atenção as notificações do Google sobre dados do GSC, pois muitas vezes vemos algum cenário assustador nos gráficos e relatórios Search Console, porém apenas se trata de não contabilização de dados do lado do Google para todos os sites, não apenas para o nosso site.

Quem utiliza dados do Google Search Console para demonstração de resultados aos clientes, precisa ficar atento para explicar que essa alteração dos relatórios certamente ocorreu com seus concorrentes também, já que se trata de um ajuste Google para aperfeiçoar a ferramenta Search Console ou apenas uma falha de coleta de dados. 🙂

Porém, se você viu alguma mudança negativa nos relatórios de seu site sem notificação do Google sobre correção nos dados do GSC, verifique se algo mudou em seu site, revise suas ações de SEO e se houve alguma atualização do algoritmo que possa representar algum problema para correção urgente ou ainda alguma penalização.