Anomalias do Google Search Console

Atualização no Google Search Console

Olá pessoal de SEO! Quem confere com frequência o Google Search Console deve ter se deparado com mensagem avisando sobre atualizações na ferramenta em 22/01.

Algumas telas do Google Search Console (não todas) têm exibido esta semana a seguinte mensagem:

22 de Jan: o Search Console realizou uma atualização na infraestrutura que pode causar uma alteração nos seus dados. Saiba mais sobre as anomalias de dados do Search Console.

Se você ainda não viu, acesse sua conta no Google Search Console e a mensagem acima será exibida nas telas de Dados Estruturados, Melhorias de HTML, Links para seu Site, Links Internos, Segmentação Internacional, Facilidade de Uso em Dispositivos Móveis, Recursos Bloqueados e Erros de Rastreamento.

Ao consultar o relatório com histórico de “anomalias” do Search Console, não consta registro para 22 de janeiro de 2017, mas de qualquer forma fique atento se observar algum comportamento diferenciado nas informações referente ao seu site a partir dessa data. É sempre importante ficar atento à essas notificações da ferramenta pois podem justificar situações “anormais”.

Essas mudanças do Google no Search Console têm como finalidade aperfeiçoar a ferramenta e refinar a qualidade dos dados para os administradores de site. Além disso, também trazer aos webmasters as informações que de fato interessam, seja adicionando ou até mesmo removendo funcionalidades.

🙂