Itens Pesquisados Sugeridos na Meta-Tag Description

Mudanças na SERP 2016

Olá pessoal de SEO! Vocês repararam nas transformações da SERP dos últimos tempos? Ou seriam testes do Google? Leia e depois confira como seu site tem aparecido nos resultados orgânicos!

Resultados Orgânicos de Texto com Imagens

Imagem nos Resultados Orgânicos de Pesquisa Web

Achei incrível! Além dos Rich Snippets, a foto correspondente da página é mais um chamariz para o clique nos resultados em texto. Vamos caprichar nas imagens, pois sabemos que as imagens atraem mais atenção do que leitura de texto para ganhar um clique dos usuários.

Resultados em Destaque

Resultados Orgânicos em Destaque no Google

Uau! quem quer ver seu site ali?! Ao que parece, nem sempre o 1º lugar que aparecerá em destaque, mas como se fosse um teste do Google para ver quem atrai mais clique no destaque e, de repente, ganhar algumas posições.

Porém, há casos – como o acima – em que o usuário poderá encontrar toda resposta desejada no resultado destacado. Sabemos que do ponto de vista do usuário, isso é muito bacana. Mas do ponto de vista do profissional de SEO, é um desafio, pois o usuário não precisará mais clicar no site, pois o Google já trouxe a resposta completa na SERP.

E algumas novidades da SERP vêm acompanhadas com link Feedback para responder. 🙂

Feedback para Novo Resultado de Pesquisa Google

Saiba mais sobre Snippets destacados e o que fazer se não quiser ter seu site em destaque no artigo Snippets em Destaque – Feedback para Resultados.

Mapa de Resultados Locais na Parte Inferior da Página

Resultados Locais: Maps na Área Inferior da SERP

A exibição de resultados locais que aparecem junto ao mapa (lojas do Google Meu Negócio) na parte inferior da SERP, próxima aos anúncios de rodapé. O mais comum é esse tipo de resultado aparecer no topo, logo abaixo dos resultados Adwords.

Bom para quem não tem comércio físico, já que evitar descer os resultados em texto, não competindo com pouco espaço que nos resta na 1ª dobra da página.

Confira também: Resultados Locais na SERP: Google Meu Negócio

Itens Também Pesquisados no Lugar da Meta-Tag Description

Meta-Tag Description com Itens Também Pesquisados

Adoro quando vejo essas novidades! Muito legal ver o Google sugerir outras buscas relacionadas àquele resultado. Eu vi essas perguntas aparecerem quando faço alguma transição de janela e retorno para a SERP. Isso ocorre tanto com resultados para site quanto em deeplinks, como exemplo acima, que o resultado leva para abertura de um aplicativo.

AMP

AMP na SERP com Artigos, Notícias

Não é tãaao novidade. Exibição de um frame sobre os resultados de pesquisa com versão mais sucinta da página – ou melhor, mais acelerada – agilizando a leitura sem ter que abrir o site. Você já criou versão AMP (Accelerated Mobile Page) das páginas do seu site? Veremos isso em post futuro. 🙂

Google Posts

Google Posts: Postagem nos Resultados Orgânicos de Pesquisa

Para visualizar resultados na SERP de Google Posts, é preciso buscar por algo/alguém que já utilize o Google Posts, ainda não disponível no Brasil.

Confira também: Google Posts: “Nova Rede Social” do Google?

Resultado sem URL e sem Description?!

Esse caso é bem estranho, vi esse resultado na SERP apenas 1 vez. Observem que foi colocada a URL na meta-tag title, não tem a URL em cor verde e nem meta-tag description. Alguém já viu isso antes?! (obs.: esse site não abre).

Resultados Orgânico de Pesquisa sem URL e sem Meta-Tag Description

E você, o que mais viu de novo na SERP?