Mensagem Dados Salvos do Google Chrome

Mensagem Chrome “Dados Salvos” em Android

Olá pessoal de SEO! Depois do Google Web Light, vocês notaram a otimização atual do Google? Em Android, exibe uma mensagem no rodapé do Chrome com a mensagem “Dados Salvos” e link para ver versão original.

Embora seja um recurso do Google Chrome, resolvi comentar aqui no SEO News pois acho importante acompanharmos todas as mudanças do Google que influenciam nosso site. Além disso, quando se fala em otimização mobile, não há como esquecer do Google Web Light, otimização lançada pelo Google que ocorre através do tráfego por resultados orgânicos de pesquisa em mobile, prejudicando a usabilidade do site (em troca de “forçar” o proprietário a deixar o site mais leve para navegação em conexões lentas). Se  você ainda não leu, confira os artigos sobre Google Web Light:

Google Web Light: Bom ou Ruim para SEO?

Google Web Light em Imagens

Observei que, de um tempo para cá, começou a aparecer essa mensagem no rodapé do Chrome na navegação por smartphone (independente da fonte de tráfego, se é ou não pela SERP), além do cabeçalho cinza com menu hamburguer:

Otimização Google Chrome - mensagem "Dados Salvos"

Ao clicar no link “Mostrar Original“, exibe o site “normalmente”, sem otimização. Ao clicar no menu hamburguer, exibe os links do site junto a um último link “Skip to content“. Ao clicar nele, volta foco ao conteúdo da página.

Menu hamburguer Google Chrome otimizado

A explicação desse novo recurso está no próprio Chrome, em Configurações, opção “Economia de dados“. Se já estiver ativado em seu smartphone, exibirá gráfico da economia de dados do dia. No canto superior direto, no símbolo de interrogação, podemos conferir como funciona.

Economia de dados ativada no Google Chrome

Com o recurso Economia de dados, é possível diminuir sua conta telefonica ou carregar páginas da Web mais rapidamente em conexões lentas, reduzindo a quantidade de dados que o Chrome usa.

Como a Economia de Dados funciona

Segundo o Ajuda do Chrome, onde a citação acima foi extraída, ao utilizar a economia de dados, a maior parte do tráfego da Web passa primeiro pelos servidores do Google antes de realizar o download no dispositivo, que ocorrerá com menos dados, pois estarão já compactados pelos servidores do Google.

O recurso não funciona com páginas que trafegam por https (páginas seguras) ou em modo de navegação anônima. O Google também alerta que, com o recurso ativado, algumas imagens poderão aparecer fora de foco e alguns sites terem dificuldade para detectar o local do usuário.

Recurso Google Chrome Economia de dadosOtimização do Chrome x Google Web Light

Ao que me parece, essa otimização não prejudica a navegação do usuário, como ocorria com o Google Web Light. Aliás, desde que o Google lançou o projeto AMP, tem utilizado a opção “Tornar a página otimizada” (ver imagem abaixo) e agora esse novo recurso de otimização do Chrome, tenho visto cada vez menos a otimização do Web Light aplicada aos sites, e também não vejo mais o alerta na SERP. Porém, ainda consta para mim  no Google Analytics, em tráfego de referência, visitas por Google Web Light. E para você? Tem visto o mesmo acontecer?

Otimização de página mobile pelo Google Chrome

Google Chrome em iPhone e iPad

Esse novo recurso de otimização do Google Chrome pode ser aplicado também em desktop, a partir da instalação de um plugin. O recurso ainda não funciona em iOS – segundo o Google, os motivos são restrições do sistema operacional da Apple, que precisaria fazer alterações no WKWebView para permitir esse recurso, só então o Google adicionará a Economia de dados para usuários de iPhone e iPad.