Pesquisa no teclado Gboard do Google para Android

GBoard, O Teclado do Google

Olá pessoal de SEO! O Google anunciou essa semana o GBoard: o teclado que faz pesquisa no Google para o termo digitado, exibindo o 1º resultado de pesquisa orgânica para envio em programas de mensagens.

Além disso, o Google diz que o teclado GBoard permite envio rapidamente de emojis nos aplicativos de mensagem do Google (Messenger, Allo e Hangout) e ainda correção automática para diversos idiomas, automaticamente. Eu testei emoji no Allo, escrevendo o nome do desenho para ver se trocava para o emoji – fiz da forma que o Google explica – mas para mim não funcionou. A correção automática achei bem rápida, correção mais assertiva do que o teclado padrão de fábrica do meu dispositivo Android.

Como usar o GBoard

Ao instalar o GBoard a partir da Play Store ou iTunes da Apple, há opções de configuração semelhantes aos outros teclados (vibrar ao digitar, cores, etc). Mas, para usar a busca, toque no símbolo do G no canto esquerdo, digite o termo a buscar e toque no símbolo da lupa para realizar a pesquisa, no caso do WhatsApp. Abaixo, exemplo no Allo:

Resultados de pesquisa do GBoard

Confira abaixo alguns exemplos de buscas realizadas pelo GBoard – a funcionalidade de busca não funciona só nos programas Google, realizei as pesquisas no WhatsApp. Observe que os resultados são exibidos da mesma forma que vemos na SERP, com rich cards. Ao clicar no resultado ou no botão Compartilhar, o resultado de busca é enviado ao contato.

Pesquisa no teclado Gboard - Resultados com Rich Cards
Pesquisa no teclado Gboard - Resultados Wikipedia

Buscas por resultados locais permitem o envio dos dados do comérico de forma fácil! Agora não precisa mais abrir o navegador, realizar a busca, copiar e colar a informação no programa de mensagem. Com o teclado GBoard, o Google já busca durante sua conversa e realiza o envio ao seu contato com endereço, telefone e link para o Google Maps:

Pesquisa no teclado Gboard - Resultados Locais de comércio
Pesquisa no teclado Gboard - Resultados Locais de comércio
Pesquisa no teclado Gboard - Resultados Locais de comércio no WhatsApp

O teclado Gboard exibe até mesmo resultados locais em mapa:

Pesquisa no teclado Gboard - Resultados Locais em mapa

Confira que interessante a busca por receitas – exibe rich cards recipes e envia a receita inteira com link para seu contato. 😛

Pesquisa no teclado Gboard - rich cards recipes
Pesquisa no teclado Gboard - rich cards recipes no WhatsApp

Abaixo, mais exemplos de resultados semelhantes ao que vemos nos resultados orgânicos de pesquisa, porém, o resultado exibido pelo teclado GBoard é o resultado da primeira posição de uma busca realizada no browser – para um e-Commerce, por exemplo, quando alguém desejar compartilhar link de algum produto, o site que se posiciona no primeiro lugar será compartilhado ao contato.

Pesquisa teclado Gboard buscas em e-Commerce
Pesquisa no teclado Gboard - resultados de pesquisa
Pesquisa no teclado Gboard - resultados de pesquisa no WhatsApp

Observe que da mesma forma que o Google responde diretamente na SERP em algumas buscas, de acordo com o termo digitado pelo usuário, o mesmo acontece com o teclado GBoard:

Pesquisa no teclado Gboard - resultados de pesquisa

E você? O que achou do teclado GBoard do Google? Eu adorei! Acho que vai tornar mais fácil o compartilhamento de informações nos programas de mensagem. 😀

Baby look preta e ecobag com estampa de SEO e texto SEO News agora tbm é LOJA