Novidade Google Imagens Ideias de Estilo

Ideias de Estilo no Google Imagens

Olá pessoal de SEO! Novidades nos resultados do Google Imagens: agora, na pesquisa por termos de busca relacionados a estilo de se vestir e moda, o Google exibe uma nova seção de sugestões de estilo e produtos semelhantes.

A nova seção “Ideias de estilo” aparece na busca mobile por vestuário, calçados e acessórios de moda, desde buscas mais diretas, como a que realizei por “camisa masculina” ou indiretas, como “tênis para correr“. Além disso, uma nova seção chamada “Itens semelhantes” exibe um carrossel de produtos à venda em lojas virtuais com exibição de preço para comparativo.

Resultado Google Imagens - busca por tênis para correr

Itens semelhantes e ideias de estilo no Google Imagens

Ideias de estilo no Google Imagens

Pelo exemplo acima, ao que parece o Google seleciona imagens de sites diversos com pessoas e que contém o termo pesquisado dentro do site. Nos itens semelhantes, observe haver apenas sugestões de Tênis marca Nike, embora estivesse sem especificação de marca no termo de busca.

No exemplo abaixo, ao buscar por “camisa masculina“, vemos estilos sugeridos com pessoas vestindo a mesma camisa preta que foi clicada (embora não tivesse informado a cor na busca), trazendo sugestões mais assertivas.

Resultados personalizados Google Imagens

Imagens semelhantes e ideias Google Imagens

Imagens de ideias de estilo Google

Ao clicar em uma das imagens sugeridas na nova seção de sugestões de estilo, simplesmente é aberta como um resultado do Google Imagens – nos testes que realizei, praticamente todos resultados de moda sugeridos não eram de sites do mesmo idioma da busca (pt-br).

Imagem destaque da seção Ideias de Estilo do Google Imagens

Testei com outros termos de busca que têm relação com moda, mas a nova seção “Ideias de Estilo” do Google Imagens não foi exibida. Utilizei termos como “penteados para casamento“, “unhas decoradas“, “looks de praia“, “saia com tênis” e, em alguns casos, a seção “Itens semelhantes” apareceu. Embora sejam buscas com relação a estilo, não houve sugestões de ideias de estilo. As novas seções também não são exibidas no Google Imagens em desktop, é uma nova funcionalidade exclusiva das buscas em dispositivos móveis.

O Google não informou ser necessário uso de dados estruturados para ter suas imagens exibidas na nova seção de sugestão de moda, portanto o critério de exibição pode ser que seja relacionado à análise de conteúdo de imagens (como vimos no caso dos resultados para camisa masculina) e/ou do conteúdo texto, independente de marcações. Porém, para ter seus produtos no carrossel de itens semelhantes, insira marcação de dados estruturados Schema de produto para que o Google identifique o nome, imagem e preço dos produtos de sua loja virtual.