Google Search Console (Webmaster Tools)

Search Console sem Palavras-Chave de Conteúdo e Featured-Phones

Olá pessoal de SEO! O Google lançou esta semana 2 mudanças no Search Console: remoção da lista de palavras-chave de conteúdo e informações sobre “Featured-Phones”.

Palavras-Chave de Conteúdo

Nessa tela eliminada do Search Console, o Google listava palavras-chave que classificava como relevantes ao site – não eram termos utilizados pelos usuários na busca, não eram termos que geravam tráfego – mas palavras encontradas pelo Googlebot ao rastrear o site, listadas por ordem de significância.

Essa tela era uma opção que fazia parte do menu lateral “Índice do Google”. O motivo alegado pelo Google é a confusão gerada nessa listagem de palavras-chave. Para saber quais termos de busca geraram exibição de seu site nos resultados orgânicos de pesquisa, a tela certa a conferir as palavras no Search Console é “Tráfego de Pesquisa”/”Search Analytics”.

Featured Phones

Os “featured-phones” (aparelhos mais antigos que estão entre os celulares simples e os smartphones, mas capazes de acessar a Internet) foram removidos do Search Console. Acredito que o principal motivo é a adesão cada vez maior aos Smartphones, o que não justificaria a manutenção do rastreamento, acompanhamento e tratamento do comportamento de sites nesses dispositivos, até mesmo porque a maioria dos sites não possui conteúdo especial para featured-phones, segundo o Blog Central para Webmasters.

O Google comunicou não ter mais user-agent de featured-phones para rastreamento de pesquisa e as opções relacionadas a esses aparelhos foram removidas do Google Search Console – antes, era possível sabermos em “Rastreamento”/”Erros de Rastreamento” possíveis problemas com o site para esses dispositivos.

Porém, se seu site ainda oferece conteúdo para featured-phones, o Google recomenda adicionar no html dentro do cabeçalho da página <head></head> de todas as páginas desktop e mobile, o seguinte link (em href, colocar cada URL do seu site da página correspondente):

<link rel="alternate" media="handheld" href="www.seusite.com.br" />

Seu site continuará sendo exibido nas buscas desses dispositivos, desde que seu conteúdo seja apropriado para eles, porém não terá mais relatório de problemas no Search Console.

Leia também:  Google Web Light em Relatório Google Search Console

Status do Índice

Houve também atualização em Search Console “Índice do Google”/”Status do Índice” no dia 20 de novembro, mas o Google diz ser uma atualização interna que não deverá afetar os usuários finais.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *