Referências

Para quem pretende se aprofundar na área de SEO, listo abaixo fontes de aprendizado e de atualização que considero relevantes. As referências não visam apenas aprendizado de conceitos e técnicas, mas também acompanhar relato de outros profissionais de SEO como forma de troca de experiências, conferir situações atípicas se ocorrem também com outros especialistas e sempre ficar por dentro das atualizações lançadas pelo Google em seus canais oficiais.

Links de SEO

Links para sites, blogs e perfis de profissionais de destaque em SEO.

Canais oficiais do Google

Os fóruns são úteis para trocar ideia com outros profissionais da área; já os blogs são fontes oficiais de novidades do Google. Os blogs abaixo são indiretamente relacionados, mas acho interessante acompanhar. 🙂

Sites e blogs sobre Search

Sites em inglês:

Documentações de apoio:

Profissionais de SEO e Marketing Digital

Livros de SEO

Há livros de SEO que são mais superficiais e outros mais aprofundados – a utilidade irá variar conforme o nível de experiência, lembrando que as mudanças podem ocorrem com maior velocidade em relação ao tempo que um livro leva para chegar ao mercado, para ser traduzido (para quem opta por livros em português). Por isso, livros de SEO não substituem a consulta aos sites que noticiam as novidades conforme elas acontecem.

The Art of SEO – Eric Enge | Stephan Spencer | Jessie C. Stricchiola

Livro A Arte de SEO - 3ª ediçãoAcredito ser o livro mais completo, e isso pode ser constatado com seu número de páginas (quase mil páginas). Minha primeira compra foi a versão anterior traduzida em português, lançada no Brasil pela editora Novatec (edição da capa verde). Porém, conforme comentado, não dá para esperar uma nova edição ser traduzida em razão da velocidade das mudanças. A 3ª e última versão, lançada em 2015 (foto), comprei na Amazon no mesmo semestre de lançamento (demorou em torno de 40 dias para chegar).

Embora seja um livro grosso, não abrange todos os assuntos com profundidade, exemplo: se pretende aprender mais sobre deeplinks, o assunto é pouco explorado. Também não há nada sobre AMP.

A Cauda Longa – Chris Anderson

Livro A Cauda Longa - Chris Anderson

Diferente do caso acima, este é um “clássico” que não vai mudar o conceito (eu acho hehe). A “cauda longa” não representa exclusivamente um tema de SEO, mas a economia de varejo que surgiu a partir da Internet, através da acessibilidade aos produtos de nicho.

Trazendo para universo de SEO, Chris Anderson explica a importância da busca por termos “menos populares”, mas que juntos representam muito mais do que imaginamos, além de terem menor competitividade.

SEM e SEO: Dominando o Marketing de Busca – Martha Gabriel

Livro SEM e SEO: Dominando o Marketing de Busca - Martha GabrielQuem atua na área de Search já ouviu falar ao menos 1x da Martha Gabriel. Já assisti palestras ao vivo dela e foram incríveis – ela fala sobre a era atual da Internet e o que está por vir com muito dinamismo, impossível não se manter atento do começo ao fim. Quem tiver a oportunidade de participar de eventos em que ela palestra ou de fazer seus cursos, vale a pena. Também é possível conferir no You Tube a participação de Martha no programa Café Filosófico, bem interessante.

Livro recomendado para iniciantes. Não se aprofunda tecnicamente, mas traz conceitos para quem quer aprender sobre as buscas, sejam resultados gratuitos ou pagos do Google.


Quem me conhece sabe o quanto gosto de livros e a quantidade que possuo de diversos assuntos, não apenas sobre busca, mas livros de TI (minha formação), administração, marketing digital, web semântica e biografias de personalidades da computação.

Não há muitos livros sobre SEO para citar aqui em razão de acreditar que a maioria explora sempre conceitos e conteúdo técnico básico. Conforme dito acima, para estar sempre atualizado em SEO é preciso acompanhar os canais oficiais e o que profissionais da área têm compartilhado em seus blogs, perfis em redes sociais e fóruns.

Porém, ler sobre outros assuntos nos ajuda a abrir a mente em diversos outros aspectos, contribuindo para interligação entre temas diversos e para nosso amadurecimento profissional. 🙂

#WhiteHat

Compartilhe para a sua rede! =)