Post em busca local no Google Meu Negócio

Postagens no Google Meu Negócio (Google Posts?)

Olá pessoal de SEO! Tem novidade no Google Meu Negócio: postagem de notícias ou eventos para lugares. Seria uma extensão do Google Posts para locais?

Quem possui estabelecimento registrado no Google My Business (GMB) tem agora a opção de inserir posts com imagem e botão de ação para exibição nos resultados locais orgânicos do Google, uma excelente maneira de divulgação de seu negócio chamando a atenção do usuário na SERP.

Abaixo exemplo de uma entidade social com postagem de evento no Google Meu Negócio:

Postagem Google Meu Negócio para resultados locais do Google

Confira abaixo quais tipos de posts disponíveis e como postar novidades de seu negócio!

Tipos de Postagens no Google Meu Negócio

Há dois tipos de postagem: um post comum, com imagem (opcional), texto e botão de ação (opcional) e a opção de postar um evento (como exemplo da imagem acima), informando data e hora de ínicio, data e hora de término e título do evento, excelente para divulgar ações especiais que ocorrerão no determinado local que serão abertas ao público.

Inserindo Post a um Local do GMB

Para começar a postar, clique no endereço que deseja postar na sua listagem de endereço(s) cadastrado(s) no Google Meu Negócio e, na tela que exibe detalhes do local, clique em “Posts”, no menu lateral esquerdo.

Menu painel Google Meu Negócio

Na tela exibida, serão listadas todas postagens já criadas e a opção de inserir uma nova. Em uma nova postagem, insira imagem (opcional) e texto de sua postagem.

Como criar post no Google Meu Negócio

Observe que há opção de inserir um botão de ação na postagem e de transformá-la num evento. Ao clicar para ativar, os campos para preenchimento serão exibidos. Exibir um botão de chamada para ação, o conhecido call-to-action, é interessante para incentivar o clique e levar o usuário para o site do comércio. As opções de botão são: Saiba mais, Reservar, Inscrever-se, Comprar e Salvar oferta.

Post de evento e botão de ação no Google Meu Negócio

No resultado local do Google Meu Negócio exibido no celular, além de exibir a postagem, uma nova aba chamada “Postagem” exibe todas as postagens já realizadas para o local.

Tela de postagens de local no Google Meu Negócio

Gerencio no Google Meu Negócio endereços de locais com finalidade comercial e não comercial. Para os locais comerciais, o Google removeu a postagem após 1 semana – ou seja – após 7 dias é necessário postar algo novo. Para endereço com finalidade não comercial, que no caso é um serviço social, a postagem não foi removida após 1 semana e é possível visualizar postagens passadas na aba “Postagem” do celular, conforme imagem acima que exibe uma postagem realizada há mais de 20 dias deste artigo.

As postagens deixam de ser exibidas na SERP após 1 semana para postagem não-evento, mas permanecem na aba “Postagem” do resultado local em dispositivo mobile, independente do ramo de atuação do local. Para postagem de evento, se ainda não tiver atingido a data do evento, a postagem continua sendo exibida na SERP mesmo após 1 semana.

Quantidade de Visualizações e Cliques na Postagem

Dentro do painel GMB, nessa mesma tela de postagem, ao clicar em um post é possível saber Insights, ou seja, quantidade de visualizações e cliques no botão de ação que a postagem recebeu. Abaixo, um exemplo de postagem que recebeu 72 visualizações e apenas 1 clique no botão de ação.

Insights da postagem Google Meu Negócio

Seria Google Posts?

Se olhar com atenção, a postagem lembra muito o estilo do Google Posts. Porém, consultando o site da nova rede social do Google, não consta nada (por enquanto) sobre o Google Meu Negócio ou exibição em resultados locais. Não sabe o que é Google Posts? Então confira: Google Posts: “Nova Rede Social” do Google?

🙂

Confira também:

Compartilhe para a sua rede! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *