Anomalias de Dados do Google Search Console - 14 de Julho de 2017

Posição em Queda no Search Console – Anomalias de Dados

Olá pessoal de SEO! Caiu a posição média de seu site na tela Search Analytics do Google Search Console desde 13 de julho? Saiba mais!

Ao consultar o Google Search Console, na tela Search Analytics, no mês de julho é possível notar uma linha vertical com legenda “Observação” no dia 14. Quando isso é exibido, significa algum ajuste do Google na ferramenta – para saber do que se trata, basta apenas clicar sobre a legenda para que seja aberta a página “Data anomalies in Search Console.” Saiba mais a seguir.

Anomalia de Dados no Google Search Console

O Google Search Console – antigamente chamado do Google Webmaster Tools – é uma ferramenta fundamental para administradores de site e profissionais de SEO, pois nos expõe como o Google tem entendido nosso site, situação que estamos na página de resultados do buscador, saber termos que geram tráfego e, principalmente, ter conhecimento se recebemos alguma penalização do gigante das buscas.

Eventualmente, o Google faz ajustes no Search Console para melhorar a confiabilidade dos dados, porém alguns ajustes podem gerar mudanças nos relatórios da ferramenta. Para que os webmasters compreendam que não se trata de um problema em seus sites, há uma página em que o Google informa que alguns “dados estranhos” podem surgir, chamados de “anomalias de dados“. Quando isso acontece, uma observação no relatório ou no alto da tela é exibida para ciência dos profissionais Web.

Anomalia no Search Analytics em 14 de Julho de 2017

Uma dessas observações surgiu em 14 de julho no relatório Search Analytics – ao clicar na Observação, o Google diz em sua página informativa Data anomalies in Search Console:

An  incremental improvement in Google’s logging system now provides better accounting for results in lower positions. This change might cause increase in impressions, but also a decrease in average positions. This change only affects Search Console reporting, not your actual performance on Google Search.

Uma melhoria no sistema que registra informações dos sites está agora contabilizando melhor as posições mais baixas dos resultados orgânicos da pesquisa Google, podendo aumentar impressões e diminuir posicionamento médio. Ou seja, isso significa apenas alteração na ferramenta, não no desempenho do site na pesquisa Google.

Mesmo informando que não significa queda na pesquisa Google, é complicado ver uma queda de posição no relatório do Google Search Console, não? Ainda mais quando os nossos clientes, proprietários dos sites que realizamos o trabalho de SEO, visualizam essa queda e temos que justificar o que possivelmente aconteceu.

Abaixo, exemplo de um outro site particular meu – observe a brusca queda após dia 13 de julho.

Queda de posição Search Analytics do Google Search Console

Conclusão

Analisando a informação do Google, a minha conclusão é de que não devemos nos preocupar, pois isso deve ter ocorrido com todos os sites – veja no Search Engine Land, site internacional de referência em SEO, que isso aconteceu no geral. Porém, você pode pensar: “mas se eu cai, alguém subiu na SERP – certo?“. Como o próprio Google disse na sua página de anomalias, a resposta é não.

Particularmente, entendo que o Google está considerando agora no relatório mais dados das páginas profundas, posição dos sites nas páginas mais ao final dos resultados de pesquisa – ou seja – posicionamentos mais baixos, conforme consta na página de anomalias.

Se o Google Search Console exibe uma média, quando inserimos valores baixos num cálculo de média, o resultado final sempre cairá. Imagine se o Google considerasse apenas nossas posições que resultam na primeira e segunda página dos resultados orgânicos – a posição média sempre seria boa, já que apenas posições melhores seriam usadas no cálculo. Porém, se o Google agora considera nossos resultados que estão lá trás, nas piores posições, é natural que a média caia.

Espero ter ajudado! 🙂