Novo Guia de SEO para Webmasters do Google

Novo Guia de SEO para Iniciantes do Google

Olá pessoal de SEO! O Google anunciou um novo guia de SEO, substituindo o antigo guia em PDF e a recente Academia para Webmasters. Confira!

Quem trabalha com SEO há algum tempo sabe que o Google lançou anos atrás um arquivo PDF de recomendações para webmasters, chamado “Otimização de sites para Mecanismos de Pesquisa (SEO) – Guia do Google para Iniciantes“, com dicas do que fazer e o que não fazer – um guia com tópicos básicos de SEO. Há pouco tempo, a “Academia para Webmasters” foi lançada como um portal instrutivo de práticas recomendadas pelo Google, que os webmasters deveriam seguir.

Porém, neste final de 2017, o Google anunciou “Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para iniciantes”, nada mais do que uma página do Ajuda do Google Search Console. O antigo PDF para webmasters de fato estava defasado, mas como a “Academia para Webmasters” era algo mais recente, fiquei surpresa em termos agora um novo guia. A seguir, confira as novidades!

TL;DR

O Google adora usar a especificação acima TL;DR e por isso resolvi usar aqui. 😛

TL;DR = too long; didn’t read = muito longo, não li = resumo caso você não queira ler tudo!

Comparando com antigo guia de SEO para iniciantes, o novo guia recebeu tópicos sobre:

  • Mobile: citações e orientações para mobile, desde design responsivo até mobile-first indexing e AMP (Accelerated Mobile Pages);
  • Dados estruturados: as marcações Schema são sugeridas para oferecer resultados cada vez mais ricos ao usuário na SERP;
  • Resultados locais: não é de hoje que vemos o Google incentivar cada vez mais a otimização para endereços físicos e, é claro, divulgando o serviço Google Meu Negócio;
  • Google Search Console (GSC): achei que enfatiza e insiste bem para que seja usado o Google Search Console (tanto que essas novas orientações agora são um capítulo do Ajuda do GSC).

Comparativo Completo – Velho e Novo Guia de SEO Google

Seguindo no comparativo mais completo das guidelines atuais com antigo guia em PDF: o antigo guia PDF tem 24 páginas. Ao gerar PDF da página atual de diretrizes, a quantidade de páginas geradas é praticamente a mesma, mas a sensação de ler no site é de que está mais sucinto e direto do que o PDF, que é mais massivo de texto. As diretrizes têm índice, e isso facilita ir direto onde deseja:

Índice do Guia Google SEO para Iniciantes 2017

Nas novas diretrizes, antes de mais nada, o Google inicia orientando como ter seu site no Google, explicando termos que são básicos para quem atua na área, mas novidade para que está começando em SEO (o que é índice do Google, rastreamento, Googlebot). Além disso, explica sobre a necessidade de contratar um especialista de SEO, que poderá ir além das otimizações básicas explicadas na página (que bom, não é?).

Recomendações novas de SEO

Adicionar marcação de dados estruturados para lojas virtuais e lojas físicas são alguns exemplos citados para incentivar a inserção da marcação, acompanhado de link para ferramentas de apoio do Google Search Console para validação do formato Schema. O Google já cita na documentação o resultado da implementação de microdados como Rich Results, o novo nome recentemente divulgado como substituto dos termos Rich Snippets e Rich Cards.

Adaptação de site para dispositivos móveis é algo que não poderia faltar, não é mesmo? Todas orientações estão linkadas para documentação de cada tópico: design responsivo, exibição dinâmica e sites separados com URL para desktop e outra URL para mobile. O Google entra até mesmo em detalhes de usabilidade, sobre evitar o uso de intersticiais de página inteira em mobile.

Seu site tem muito conteúdo estático? Sim, o Google lhe orienta a considerar o uso de AMP, e já traz o link para AMP Project. Por fim, é claro que o Google recomenda utilizar https sempre que possível.

Recomendações velhas de SEO, porém ainda atuais

Uso de robots.txt, meta-tags de título e descrição, tags de cabeçalho, URLs amigáveis, arquitetura de navegação e páginas 404 úteis são tópicos que permanecem, porém de uma forma mais clara e exemplificada no novo guia de SEO, apenas com pequenas correções: no antigo guia, o Google afirmava que se a palavra-chave usada na pesquisa fosse encontrada no título ou descrição da página, o termo seria destacado em negrito no snippet da SERP. Embora isso ainda funcione até hoje, essa afirmação não consta no novo guia (talvez em razão das frequentes alterações e testes aplicados na página de resultados, havendo possibilidade do negrito ser removido em algum momento).

O antigo PDF de SEO para iniciantes também citava possibilidade de usar no snippet description a descrição cadastrada no diretório de sites DMOZ (Open Direct Project). O DMOZ foi descontinuado em março de 2017.

Dentre as dicas para promover seu site, um serviço antigo do Google era citado pra empresas locais, o Google Local Business Center. Adivinhe qual serviço atual para registro de endereços locais? Sim, o Google Meu Negócio aparece neste novo guia tanto para promoção do seu negócio, como também exemplo de marcação de dados estruturados (Schema para localização, horário de funcionamento).

Sobre análise de desempenho na SERP e comportamento do usuário, as recomendações receberam atualização de ferramentas recomendadas – além do antigo PDF de SEO referenciar o Search Console (GSC) como Webmaster Tools (nome antigo), sugeria o uso de antigas ferramentas do Yahoo e da Microsoft, além do antigo serviço de teste A/B Google Website Optimizer (hoje, incorporado ao Google Analytics como Experimentos). Atualmente, além do GSC, apenas a Ferramenta do Webmaster Bing é sugerida para monitoramento de sites.

Conclusão

Para finalizar, usarei as palavras do próprio Google:

Seja você proprietário de um negócio em crescimento, webmaster de vários sites, especialista em SEO de uma agência digital ou ninja autodidata em SEO com uma paixão por mecanismos da Pesquisa, este guia foi feito para você.

Clique e confira o guia de SEO para iniciantes do Google completo. 🙂

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