Melhoria de qualidade na busca Google

Melhorias na Qualidade da Busca Google

Olá pessoal de SEO! O Google faz um breve resumo referente às mudanças que aconteceram e estão ainda ocorrendo para melhorar a qualidade dos resultados de busca, confira!

Em postagem deste mês de abril em seu Blog oficial, o Google fez uma breve retrospectiva das transformações que a busca tem passado, comentando desde o PageRank (algoritmo que determinava a relevância de um site para seu posicionamento nos resultados) até o combate às artimanhas para ganho de posicionamento, citando como exemplo uma melhoria recente para combater notícias falsas e enganosas em prol de oferecer resultados confiáveis aos usuários. Saiba mais abaixo como o Google tem aperfeiçoado a qualidade das buscas.

Ranking do Google: mudanças e novas diretrizes

O Google divulgou uma taxa de conteúdo enganoso retornado diariamente nas buscas, cerca de 0,25% dos resultados. Para impedir o crescimento dessa taxa, o Google reforçou utilizar centenas de indicadores para determinar quais resultados serão exibidos, citando como exemplo conteúdos mais recentes e repetição de keyword na página. Além disso, há uma equipe de avaliadores: pessoas que revisam a qualidade dos resultados da busca.

Também o Google se manifestou nesse post a polêmica gerada no final do ano passado sobre o resultado de busca ao questionar a existência do Holocausto, que inclusive divulguei no Facebook SEO News em dezembro. Alguns sites, como o fortune.com e theguardian.com expuseram que, ao buscar pelo questionamento se o Holocausto existiu, o 1º resultado orgânico era um site Neo-Nazista com uma lista de 10 tópicos que tentava alegar que o Holocausto foi uma fraude. O Google diz que, com as melhorias adotadas no algoritmo de ranqueamento, resultados como esse serão cada vez mais improváveis.

Porém, fiz a busca abaixo exatamente agora, enquanto escrevia este post, e ainda vemos em destaque o site que gerou a polêmica de dezembro de 2016.

Resultados Google sobre acontecimento do Holocausto

Diretrizes de avaliação de qualidade atualizadas

As diretrizes utilizadas pelos avaliadores da qualidade da busca foram atualizadas em março com mais exemplos de conteúdos que são considerados de má qualidade ou falsos, para prevenir que sejam destacados nos resultados orgânicos de pesquisa. As Search Quality Evaluator Guidelines estão com 160 páginas divididas nos tópicos abaixo:

  1. General Guidelines Overview
  2. Page Quality Rating Guideline
  3. Understanding Mobile User Needs
  4. Needs Met Rating Guideline
  5. Using the Evaluation Platform

Pretendo em breve escrever aqui no SEO News sobre a atualização das diretrizes. 🙂

Feedback para resultados em destaque

Foi citada também a opção que permite os usuários darem feedback se um determinado conteúdo destacado ao alto da página é realmente útil. Esse recurso está disponível no Brasil há alguns meses (talvez estivesse ainda em testes?) e já comentei sobre isso no artigo de novembro de 2016 Snippets em Destaque – Feedback para Resultados, mas comparando esse post anterior com agora, após anúncio do Google, podemos ver que a quantidade de opções no formulário de feedback aumentou.

Rich Snippets de feedback dos resultados Google

Formulário de avaliação feedback para resultado de pesquisa Google

Segundo o Google, o intuito é permitir que o próprio usuário possa informá-lo sobre possíveis conteúdos inadequados ou que seu destaque não foi útil na busca, para aperfeiçoar não apenas os resultados de pesquisa, mas também o preenchimento automático enquanto digitamos o termo na caixa de busca. Inclusive, há uma página no Central de Ajuda explicando a política do preenchimento automático. Se você quiser denunciar alguma sugestão exibida na funcionalidade de preenchimento automático, basta clicar no link exibido no canto inferior direito da caixa de sugestões e informar no formulário que é exibido na sequência.

Como denuciar uma sugestão de termo de busca Google

Formulário para denunciar preenchimento automático Google

Após realizar a denúncia de preenchimento automático, é exibida a mensagem “Suas respostas ajudam a melhorar a experiência da Pesquisa Google.“.

Opinião sobre funcionalidade de feedback

Vi discussões sobre a possibilidade de alguns utilizarem esse recurso de feedback em rich snippets para negativar sites concorrentes que foram destacados. Minha opinião sobre isso é que, no final das contas, não compensa perder tempo com esse tipo de atitude. Se todos pensarem desta forma, quando a situação se inverter o outro site prejudicado anteriormente poderá fazer o mesmo. Sou da opinião que o caminho a trilhar em SEO não é por aí – eu particularmente prefiro ocupar meu tempo alimentando meu site com conteúdo útil e boas práticas (ou seja, analisando onde posso melhorar no meu site para que este conquiste melhores resultados), do que tentar prejudicar um concorrente para que este caia na SERP. Não só para SEO, mas em tudo – acho mais ético e valioso aperfeiçoar minhas atitudes de forma honesta para conquistar algo do que ter resultados que são fruto de atitudes criadas para prejudicar o outro. #WhiteHat

Porém, importante expor que o Google já se adiantou sobre esse assunto. Após dar seu feedback, aparece a mensagem abaixo:

Mensagem de confirmação de feedback do resultado Google

Veja que a mensagem informa que não influencia diretamente na classificação da página, afinal o próprio Google diz que centenas de fatores são considerados. Ao clicar no link, é aberta uma página com a mesma informação.

Olhando do ponto de vista do usuário, não do profissional de SEO, tenho dúvidas se esse recurso será de fato utilizado. Acredito que a grande maioria pode nem se atentar a esse link pequeno que consta no canto inferior direito do resultado, e não duvido da eliminação desse recurso no futuro. De qualquer forma, vale a intenção do Google em tentar eliminar sites que podem incentivar violência ou espalhar notícias falsas.

Confira também:

Compartilhe para a sua rede! =)

Um comentário

  1. Impressionante como alguns esquecem o bom senso para tentar prejudicar a concorrência. Concordo plenamente com seu ponto de vista, se nos preocupamos em fazer o melhor para o usuário, não vai se tratar inteiramente sobre esse ou aquele concorrente, estaremos mirando na necessidade de pesquisa dos clientes/usuários e a partir desse foco se conquista o objetivo de estar entre as primeiras posições.
    O único ponto positivo do black hat é que ao burlar os algoritmos eles instigam os “mecanismos de busca” a solucionare suas falhas e assim ajudam a desenvolver melhorias como as que temos visto nos últimos tempos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *