Google Local Guides - Guias Locais

Local Guides: Conheça o Google Guias Locais

Olá pessoal de SEO! Você que tem negócio físico e usa o Google Meu Negócio, conheça o Google Guias Locais, projeto onde os clientes opinam sobre o seu comércio.

O que é Google Guias Locais?

O Google lançou há algum tempo um serviço chamado Google Guias Locais para incentivar os usuários a informarem suas opiniões sobre estabelecimentos em que estiveram ou que costumam frequentar, seja através de comentário descritivo, respostas às perguntas prontas formuladas pelo Google ou envio de fotos, que complementam as informações do Google Meu Negócio. Importante dizer que o Google Guia Locais é para pessoas, não empresas. É necessário também ter mais de 18 anos para participar do projeto.

Projeto Google Guias Locais (Local Guide)

Confira a descrição do Google para o Local Guides, ou Guias Locais:

O Guias Locais é uma comunidade global de exploradores que compartilham as descobertas no Google Maps. Ajude outras pessoas a encontrar os melhores lugares da cidade, faça novos amigos e tenha acesso a vantagens exclusivas.

A partir da localização ativada no celular, o Google sabe quais locais o usuário percorreu para exibir as perguntas relacionadas ao comércio. Leia mais em: Painel Google Meu Negócio com Atributos do Comércio. Abaixo, o Google Guias Locais me sugere avaliar os locais por onde passei:

Locais sugeridos para avaliação pelo Google Guias Locais (Local Guide)

Avaliações = Pontos = Níveis

Conforme mais avaliações, respostas às perguntas e envio de fotos você fizer sobre os locais em que esteve, mais pontos ganhará, mudando de nível. Abaixo, a minha pontuação – veja que estou no nível 2 e ainda não adicionei fotos ou inseri algum comércio novo no mapa:

Pontuações e nível no Google Guias Locais (Local Guide)

Ranking:

  • Nível 1 = 0 a 4 pontos
  • Nível 2 = 5 a 49 pontos
  • Nível 3 = 50 a 199 pontos
  • Nível 4 = 200 a 499 pontos
  • Nível 5 = mais de 500 pontos

Há 5 formas de ganhar pontos no projeto:

  • Upload de fotos sobre o local: 1 ponto
  • Compartilhar avaliações: 1 ponto
  • Adicionar novos lugares: 1 ponto
  • Corrigir informações de lugares: 1 ponto
  • Responder às perguntas: 1 ponto

A pontuação pode cair se as avaliações não seguirem as políticas de comentários e fotos.

Confira exemplo de avaliação, que pode ser de 1 a 5 estrelas e campo descritivo para digitar sua opinião sobre o local. Em alguns estabelecimentos, o Google oferece a opção de responder perguntas – confira abaixo alguns exemplos de perguntas que suas respostas irão compor com mais refinamento de detalhes o cadastro da empresa no mapa, complementando os atributos informados pelo proprietário do estabalecimento no Google Meu Negócio.

Avaliação sobre estabelecimentos no Google Guias Locais
Perguntas para responder sobre comércios no Google Guias Locais
Perguntas para responder sobre comércios no Google Guias Locais

Mas… e se o Google informar algum lugar que nunca estive? Pode acontecer de estarmos próximos de algum local, mas não utilizando os serviços oferecidos, e o Google solicitar avaliação. Nesse caso, é possível informar que nunca esteve naquele lugar ao clicar no ícone das 3 bolinhas verticais.

Google Guias Locais - Indicar Eu Nunca Estive Aqui

Vantagens do Google Guias Locais

Em troca, como forma de incentivo, o Google oferece algumas vantagens desde acesso antecipado à novos produtos até participação em eventos e concursos, conforme sua participação, medida através do ranking de níveis citados acima. O site do projeto Guias Locais diz:

O melhor de tudo é aquela sensação de realização em poder ajudar outras pessoas a descobrir experiências novas e enriquecedoras. E também os benefícios que ganhamos. Toda vez que você melhora um lugar no Google Maps, aumentam suas chances de ganhar coisas legais, que vão desde o acesso antecipado a novos produtos até eventos e concursos exclusivos.

Confira as vantagens conforme o nível em que estiver:

Vantagens Nível 1

  • Recebimento de boletim informativo para ficar por dentro das novidades
  • Participação de workshops e hangous realizados pelo Google
  • Participar do Local Guides Connect

Vantagens Nível 2

  • Ter acesso antecipado aos novos recursos e produtos Google
  • Promover encontros com outros guias locais

Vantagens Nível 3

  • Recebimento de selo Local Guides no Google Maps
  • Qualificação para receber promoções de comunidades não-oficiais

Vantagens Nível 4

  • Armazenamento do Google Drive gratuito por 1 ano
  • Qualificação para aparecer nos canais oficias do Google no G+, Facebook e Twitter

Vantagens Nível 5

  • Acesso a produtos e recursos do Google antes de serem disponibilizados ao público (teste de confiança)
  • Oportunidade de participar e encontro Google Local Guides nível 5

Eventos e encontros com outros Guias Locais

Os guias locais podem promover encontros entre eles. Para criar um evento, é necessário estar pelo menos no nível 2 e estar inscrito no Local Guides Connect. Além disso, o Google já orienta no Ajuda do Guias Locais que não financia esses encontros e a aprovação de um encontro sugerido pode sair em até 1 semana. Depois não esqueça de contar ao Google como foi o evento.

A agenda de encontros pode ser conferida na página de eventos do Google Guias Locais, podendo filtrar por localização.

Encontros Google Guias Locais

Local Guides Connect

O Local Guides Connect é um canal de comunicação com outros guias locais, permitindo criar discussões como um fórum. Atualmente, há mais de 149 mil membros e 18 mil discussões. O Google publica novidades no canal e há também discussões divididas por idiomas.

Semana Mapeie seu Mundo

Entre 13 e 19 de março de 2017, o Google quer turbinar o Local Guides incentivando as pessoas na adição e atualização no Google Maps dos lugares próximos a elas, além divulgar nas redes sociais com a hashtag #LocalGuides. Saiba mais em Semana do “Mapeie seu Mundo”.

Google Guias Locais Semana Mapeie seu Mundo 2017