Alerta Google Chrome em páginas sem https em guia anônima

HTTPS: Alerta Google Chrome para Sites não Seguros

Olá pessoal de SEO! A partir deste mês, o Google Chrome passou a alertar o usuário sobre sites que coletam dados confidenciais sem criptografar, ou seja, que não utilizam certificado SSL (HTTPS).

O Google Chrome já alertava com um ícone, mas a partir de janeiro de 2017 e na versão 56 do navegador, o aviso será mais nítido para sites que possuem formulário com campos de senha ou de cartão de crédito e não criptografam os dados informados pelo usuário, ou seja, todos os sites que não possuem certificado SSL implementado e por isso não vemos https na barra de endereço.

Alerta Google Chrome para páginas não seguras (sem https)

O Google justifica que os usuários não se atentam sobre o ícone anteriormente exibido, e vai mais longe para quem utiliza guia anônima: muitas vezes, os usuários podem achar que estarão mais seguros nesse tipo de navegação, e por isso o alerta é exibido também nesses casos.

O Google também deixa um recado: analisa exibir em breve um aviso mais nítido para alertar o usuário – um alerta como esse em vermelho para uma loja virtual seria bem crítico, não?Alerta Google Chrome em páginas sem https em guia anônimaSe você se enquadra no caso acima, não demore em adquirir e instalar um certificado SSL. Considere não ser apenas um caso de perder clientes em razão do aviso do navegador, mas de proteção aos dados de seu cliente – esse tipo de vulnerabilidade poderá lhe trazer problemas maiores do que instalar um certificado em seu servidor. Confira o artigo Migração de Site: HTTP para HTTPS.

Mas se seu site já roda em HTTPS, o Chrome também dará o devido destaque!

Alerta Google Chrome em site seguro com HTTPS


Atualização: em julho/2017, o Google postou uma atualização em seu blog informando que, a partir de outubro/2017, o alerta de site não seguro será exibido em páginas sem HTTPS que possuam qualquer campo de formulário para entrada de dados e em qualquer navegação anônima. E deixa o recado:

No futuro, planejamos exibir o aviso “Não seguro” em todas as páginas HTTP, mesmo fora do modo de navegação anónima. Publicaremos atualizações à medida que nos aproximarmos do lançamento de versões futuras.

Quer aprender mais sobre SEO? Confira:

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *