Google Web Light para Otimização de Imagens

Google Web Light em Imagens

Olá pessoal de SEO! Depois da postagem sobre Google Web Light em resultados texto da SERP, confira otimização do Google em mobile para Resultados em Imagens.

Primeiramente, confira a postagem Google Web Light: Bom ou Ruim para SEO?

O Google também realiza otimização em imagens nas buscas em dispositivos móveis, para proporcionar sempre experiência rápida ao usuário. Segundo a página de Ajuda do Search Console, as imagens podem demorar para carregar nos resultados mobile em razão do navegador recuperar a imagem em dimensões maiores e depois ajustá-la ao tamanho da tela do smartphone.

O Google realiza duas ações para melhorar a experiência do usuário:

  • Redução das dimensões das imagens, tornando a renderização mais rápida para o usuário e otimizando recursos de servidores, gerando redução de custo de largura de banda (bom para os dois lados, usuário e proprietário do site);
  • Armazenamento em cache da versão otimizada por um dia, agilizando as requisições posteriores.

Como Desativar Otimização de Imagens?

Se você não deseja que o Google aplique as duas ações em suas imagens, o procedimento é o mesmo do Google Web Light, porém indicar no servidor para aplicar Cache-Control: no-transform em arquivos de imagem:

<FilesMatch "*.gif">
 <IfModule mod_headers.c>
 Header set Cache-control no-transform
 </IfModule>
</FilesMatch>

Quer apenas evitar armazenamento em cache? Use Cache-Control: no-cache.

<FilesMatch "*.gif">
 <IfModule mod_headers.c>
 Header set Cache-control no-cache
 </IfModule>
</FilesMatch>

Os exemplos acima são aplicáveis para servidor Apache e arquivos GIF. Se você utiliza outro servidor, implementar em seu caso de acordo as configurações de seu servidor. Se desejar aplicar em outras extensões de imagem, apenas substituir/complementar.

🙂