Google Web Light: Bom ou Ruim para SEO?

Google Web Light: Bom ou Ruim para SEO?

Olá pessoal de SEO! Esse recurso não é novo, mas como não vejo o tema ser comentado em outros sites, resolvi falar sobre ele: Google Web Light.

Há mais de um ano, o Google ativou um recurso para otimizar a navegação mobile de sites visitados pelos usuários a partir dos resultados orgânicos de busca no Chrome e em uma conexão avaliada como lenta. Mas o que isso implica para o profissional de SEO?

Google Web Light para Otimização de Páginas

O Google remove alguns elementos da página preservando imagens e textos ao usuário. O problema está nos elementos que o Google remove: javascript. Atualmente, os sites dependem de javascript para perfeito funcionamento, isso significa que remover esses elementos pode resultar em um site não funcional, principalmente quando nos referimos a sites com muitas chamadas para a ação (call-to-action), como um site de e-Commerce, que terá suas ações inativadas.

Mas e se o usuário não quiser ver a versão otimizada pelo Google, ou deseja completar alguma ação e sair do modo otimizado (embora eu acredite que o usuário vai achar é que o site que está com problema e não funciona…)? O Google notifica no topo ou rodapé que o usuário está vendo uma versão 80% otimizada, com link para a versão original (ou “mais lenta”). Mas convenhamos, quem de fato se atenta a essas mensagens e link no cabeçalho do site?

Google Web Light: Mensagem de Site Otimizado

Como checar usabilidade do meu site otimizado?

Se você estiver em conexão lenta mobile e entrar no site por resultado orgânico de pesquisa, certamente verá seu site otimizado. Mas o Google oferece uma forma direta e prática, acesse o link abaixo com a URL completa do seu site:

http://googleweblight.com/?lite_url=[URL_do_seu_website]

Exemplo: http://googleweblight.com/?lite_url=http://www.meusite.com.br

E verifique se seu cliente é capaz de navegar em seu site otimizado pelo Web Light ou se os botões de ação perderam suas funcionalidades ou se seu layout ficou desestruturado.

Leia também:  Google Web Light em Relatório Google Search Console

Como recusar a otimização do Google Web Light?

Mas e seu eu não quiser que meu site seja otimizado, ou seja, que não caia no recurso Google Web Light? O Google oferece uma opção de você notificá-lo que não quer que a otimização seja feita: configure o cabeçalho de resposta http com:

 Cache-Control: no-transform

Dessa forma, o site original sempre será aberto ao usuário, mesmo em uma conexão lenta.

Após implementar o cabeçalho cache-control, quando consultar novamente http://googleweblight.com/?lite_url=http://www.meusite.com.br você verá:

Transcoding test failed:
This page has opted out of transcoding.

Mas… há um porém. O Google diz que, ao optar por não otimizar, o usuário será avisado na SERP que o site terá carregamento lento:

Google Web Light: Aviso de Carregamento Lento

E agora? Em blogs ou sites de notícias, institucionais, em que o objetivo é leitura de artigos, não é necessariamente um problema a página ser otimizada. O problema principal ocorre em lojas virtuais, pois o objetivo principal – gerar receita – não é alcançado. O cliente não consegue completar a compra em razão dos botões call-to-action ficarem sem ação.

Optei em implementar o cabeçalho cache-control: no-transform em loja virtual para permitir a navegação completa do usuário, e não vi a mensagem ser exibida na SERP no meu caso, mas já vi a mensagem ser exibida em outros sites.

Google Analytics

Se você optar por inserir o cabeçalho cache-control e não ter seu site otimizado, será capaz de ter uma noção do volume de tráfego de usuários que cairiam no Google Web Light (mas que foram redirecionadas para a versão normal de seu site) através do Google Analytics. As visitas aparecerão como Tráfego de Referência / Origem googleweblight.com em razão do redirecionamento realizado para versão completa do site.

Leia também:  10/Janeiro/2017: Intersticiais Intrusivos como Fator Negativo

Google Web Light em imagens

Sim, também há otimização de imagens na busca mobile.

Saiba mais em Google Web Light em Imagens.

Conclusão

Acredito que o ideal na verdade é ter um site já otimizado e rápido para evitar cair no Google Web Light. Para saber como deixar seu site mais otimizado, confira as recomendações do Google Page Speed e adeque seu site.

Há algumas semanas, o Google também tem oferecido uma outra opção de otimização de página mais sutil, apenas aumentando fonte e redimensionando imagens em mobile. Essa otimização não ocorre automaticamente, mas permite o usuário escolher ao clicar na mensagem (rodapé da tela):

Otimização de Página Mobile pelo Google Chrome

Há também um novo projeto chamado AMP que também tem a finalidade de oferecer uma versão otimizada do site ao usuário, mas através de uma outra página mais simplificada criada pelo próprio desenvolvedor. Saiba mais sobre Accelerated Mobile Pages (AMP).

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2 comments

  1. Bom dia.
    Prezados,
    Parabéns por compartilharem informações como essa, estava com dificuldades de achar um conteúdo bom sobre o assunto. E seu site realmente tem um ótimo conteúdo!

    Estou com uma dúvida, como faço para desativar o acesso do google weblight em meu site?

    Vcs indicam o Cache-Control: no-transform como implemento isso no meu código?

    Seria colocando como uma meta? Por ex.:

    Agradeço a atenção.

    1. Olá, que bom que gostou do site! A ideia é justamente não apenas trazer notícias, mas abordar assuntos pouco discutidos e também uma abordagem mais técnica.

      Sobre o cache-control, vai depender do servidor Web que é usado pelo seu site (ex.: Apache, IIS), pois a forma de configurar irá mudar – esse tipo de informação você terá com desenvolvedor do site/serviço de hospedagem. Cabeçalho de resposta HTTP não é algo do html, mas do servidor – você deverá checar com desenvolvedor.

      Obrigada pelo contato!

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