Visualização de fotos no Insights do Google Meu Negócio

Google Meu Negócio: Comparativo de Fotos com Concorrência

Olá pessoal de SEO! A aba Insights do Google Meu Negócio começou a exibir dois gráficos novos para comerciantes: comparativos na quantidade e visualização de fotos entre comércios do mesmo ramo.

Novos gráficos na aba Insights

O Google sempre orienta a utilizar fotos de qualidade, em razão de atrair mais a atenção do usuário – fotos de qualidade do comércio podem ajudar na decisão do usuário em ir até o negócio e se tornar um cliente. Para ajudar os comerciantes a saber como estão em relação à concorrência, o painel do Google Meu Negócio exibe agora na aba Insights dois novos gráficos: Visualizações de fotos e Quantidades de fotos.

Comparativo de fotos entre comércios do mesmo ramo no painel Google Meu Negócio

É possível comparar nos últimos 7, 30 ou 90 dias o número de vezes que as fotos do seu comércio foram visualizadas em comparação com outras empresas semelhantes que estão próximas ao seu negócio. Podemos ver na imagem destacada no alto da página um exemplo que o comércio tem mais visualizações de fotos do que a concorrência. Já na imagem acima, vemos o contrário.

Quantidade de fotos entre comércios do mesmo ramo no painel Google Meu Negócio

Conforme gráfico acima, também é possível ter noção da quantidade de fotos utilizada por outros comerciantes de mesmo ramo, também com comparativo entre últimos 7, 30 ou 90 dias.

Se não houver gráfico para seu comércio, o motivo é não haver empresas semelhantes nas proximidades de seu negócio.

Diretrizes e políticas para fotos do negócio

Já que o importante é ter mais fotos e visualizações do que a concorrência, é fundamental ter conhecimento das diretrizes e políticas para fotos, evitando possíveis problemas com o Google que poderão prejudicar a divulgação do comércio nos resultados de pesquisa. Segundo a página de diretrizes do Google Meu Negócio, não seguir as recomendações poderá ocasionar a remoção da foto ou ainda suspensão do proprietário da conta.

  • Publique apenas fotos relevantes – o Google pode remover fotos não relacionadas ao comércio;
  • Mais imagem do que texto – evitar excesso de texto na foto, dar preferência à imagem (foto de cardápio é permitido);
  • Fotos de qualidade – fotos escuras, rotacionadas, sem foco poderão ser removidas, ideal são fotos em alta resolução;
  • Fotos sem direito autoral – evitar fotos com direitos autorais, preferir fotos com a permissão do proprietário.

Características de fotos que violam as políticas:

  • Conteúdo ilegal
  • Violações de direitos de autor
  • Infração dos direitos de marca comercial
  • Pornografia
  • Incitação à violência
  • Promoção ao ódio
  • Invasão de privacidade

Portanto, fique atento às suas fotos – seguindo as recomendações acima, você pode – e deve – subir fotos da fachada, do interior do comércio e de produtos para atrair possíveis novos clientes,  mais avaliações, etc. Se você já possui fotos, não deixe de conferir seus novos gráficos para não ficar atrás da concorência!

Quer aprender mais sobre SEO? Confira:

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *