Google for Brasil

Google for Brasil – Lançamentos Google para Brasileiros

Olá pessoal de SEO! O blog oficial do Google divulgou em março o “Google for Brasil“, lançamento de parcerias e serviços novos para o Brasil, já que os brasileiros são grandes consumidores de serviços Google.

O Google está há mais de 10 anos instalado no Brasil e declarou que os brasileiros estão entre os primeiros na utilização de diversos produtos da empresa, como a Busca, You Tube, Android, Chrome, Maps, Waze, Fotos. Diversas novidades foram anunciadas, das quais você poderá conferir na postagem oficial no Blog do Google, porém este post tem a finalidade de divulgar os itens relacionados ao universo das buscas, que é o foco do SEO News.

Google Posts

O Google anunciou há algum tempo o Google Posts, que seria uma nova “rede social” em que as postagens aparecerão diretamente na buscas (que até então ainda não estava liberado para uso no Brasil, apenas para visualização – saiba mais no artigo Google Posts: “Nova Rede Social” do Google?).

A novidade divulgada é a disponibilização do acervo do MASPMuseu de Arte de São Paulo – no serviço Google Arts & Culture, além de ser um dos primeiros parceiros a utilizar o Google Posts na busca, juntamente com cartões de informações sobre perfis de artistas, clubes, ligas esportivas, filmes e exposições, sendo apenas necessário que a instituição se escreva.

Resultado orgânico Google Posts MASP

Google Posts MASP

Além de artigos, há eventos no Google Posts com possibilidade de inserir no Google Calendar e link para página de agendamento/inscrição:

Agenda de eventos no Google Posts MASP

Reserva de evento no Google Posts MASP

Para perfis de artistas brasileiros, o Google cita como exemplo a cantora Vanessa da Mata, que já usufrui do Google Posts no Brasil. Eu testei diversos outros artistas e times esportivos brasileiros, mas apenas a cantora citada e o MASP retornaram nas buscas com resultado do Google Posts. Vamos ficar atentos à exibição de novos resultados do Posts e aguardar liberação de uso por todos na nova rede. Por enquanto, essa “nova rede social” está disponível apenas para usuários que se enquadram nos critérios citados no parágrafo anterior que solicitarem uso através do site oficial https://posts.withgoogle.com/br.

Resultado orgânico Google Posts Vanessa da Mata

Artigo Google Posts Vanessa da Mata

Google Meu Negócio

Tem também novidade para quem usa resultados locais para negócios físicos: o Google informou que lançará até o final do ano uma novidade para o serviço Google Meu Negócio (GMB – Google My Business): a possibilidade de criar um site personalizado e já otimizado para mobile a partir da plataforma GMB – gratuitamente.

Sabemos que hoje não é necessário ter um site para aparecer nos resultados de busca do Google a partir do serviço Google Meu Negócio, basta apenas localização física do estabelecimento. Possivelmente, o Google pode ter identificado que muitos cadastros do GMB não possuem o campo site preenchido, incentivado a inserção dessa nova funcionalidade para divulgar os comércios de pequeno porte nos resultados Web (também no Google Adwords, claro), sendo mais um estimulo para uso do GMB.

Aprenda como divulgar estabelecimentos nos resultados locais através do Google Meu Negócio.