Bate-papo Google Meu Negócio

Chat no Google Meu Negócio: Bate-Papo com Clientes

Olá pessoal de SEO! Mais novidade no Google Meu Negócio: chat! Botão Mensagem é exibido no resultado local para usuário contatar pelo aplicativo Allo, veja!

Quem possui endereço físico de estabelecimento, como por exemplo comércios e escolas, e utiliza o serviço Google Meu Negócio (ou GMB – Google My Business) para se destacar nos resultados gratuitos do Google, ganhou agora um novo botão exibido nas buscas em smartphones: Mensagem.

Botão Mensagem no resultado local Google Meu Negócio

Esse recurso estava em processo piloto com algumas empresas no ano passado, conforme mencionado no artigo Resultados Locais: Tempo Real, Novos Campos e Chat, e agora está ativo no Brasil.

Ativando Bate-Papo no Google Meu Negócio

Ao consultar o painel do seu negócio físico no GMB, na tela Início, haverá uma área para ativar troca de mensagens com os clientes:

Ativar mensagem via chat no Google Meu Negócio

A troca de mensagens via chat com os clientes é ativada quando seu estabelecimento é exibido nos resultados em mobile, ou seja, em smartphones. O motivo é que o bate-papo com clientes ocorre pelo aplicativo Allo do Google (concorrente do WhatsApp). Isso significa que tanto você, proprietário do local, quanto o cliente precisam ter o aplicativo Allo instalado e que será necessário que você cadastre o número de celular que receberá as mensagens dos usuários, para que o novo recurso seja ativado.

Observação: embora o Allo seja um aplicativo do Google, há versão para iPhone na Apple Store.

Ativar bate-papo Google Meu Negócio

Após inserir o número de telefone, um código de ativação será enviado ao celular por SMS, que deverá ser informado durante o cadastro para confirmar o número que receberá as mensagens dos usuários. Se precisar alterar o número do telefone posteriormente, é simples – há opção para editar o número no painel do GMB, assim como também é possível desativar o recurso, se necessário.

Chat por aplicativo Allo no Google Meu Negócio

Uma vez ativado, uma mensagem é exibida sobre o aplicativo Allo e o botão Mensagem passa a ser exibido nos resultados locais do Google Meu Negócio para seu estabelecimento. Também é possível configurar uma mensagem de boas-vindas de até 120 caracteres que é disparada automaticamente na primeira interação do usuário, no início da conversa. Isso é muito útil nos casos de não haver alguém disponível para responder, exemplo: “Agradecemos pelo contato, responderemos assim que possível, aguarde!“.

Atenção: Tempo de Resposta aos Clientes no GMB

Após ativar o bate-papo com os clientes, é exibida a mensagem no Google Meu Negócio:

Fique atento
Calcularemos seu tempo médio de resposta à medida que você enviar mensagens para mais clientes.

Segundo o Google, quando os clientes enviam uma mensagem, é exibido o tempo médio de resposta que o local leva para responder seus usuários.

Insights para Chat com Usuários GMB

Na tela de Insights do painel do Google Meu Negócio, será possível conferir no gráfico “Ações de clientes” as interações via chat junto com as demais ações já anteriormente disponíveis (acessos ao website, solicitações de rota e ligações), também sendo possível filtrar por semana, mês ou trimestre.

Insights Chat Google Meu Negócio

Conclusão

É um recurso muito útil ao cliente, principalmente para aqueles que não querem realizar uma ligação para tirar dúvidas. Porém, vejo alguns obstáculos que podem impedir o sucesso do novo recurso do Google Meu Negócio:

  • Poucos usuários utilizam o aplicativo Google Allo de troca de mensagens – acredito que muitos nem sequer devem ter instalado esse app em seus smartphones;
  • Requer que o proprietário do local mantenha uma pessoa disponível para responder as mensagens dos clientes;
  • Não é possível configurar horário de atendimento, portanto se um cliente resolve enviar uma mensagem fora do horário do atendimento do negócio, o tempo de resposta poderá ser longo e incentivar o cliente a deixar uma avaliação negativa no local (algo que é comum acontecer em caso de ligação telefônica não atendida);
  • Ainda sobre o tempo médio de resposta, é bem possível que o Google considere como fator negativo em seu algoritmo de ranking aqueles lojistas que tiverem longo tempo médio de resposta;
  • Não tem API para interação via software em desktop – isso é um grande problema para quem gerencia muitos locais – é inviável ficar restrito a atender clientes por um celular.

As interações que obtive foram mínimas, acredito que pelo fato do Allo ser um aplicativo de baixa adesão, e é bem possível que a ativação dessa funcionalidade seja uma forma do Google tentar aumentar o número de usuários em seu aplicativo de mensagens.

Minha conclusão final, considerando os tópicos mencionados acima, é que há chance de muitos proprietários de locais GMB não ativarem essa funcionalidade. Enviar mensagem com alguma dúvida ao lojista é algo muito prático do ponto de vista do cliente, mas nem tanto do ponto de vista do comerciante, principalmente aqueles que administram vários locais.

E você, o que achou do novo recurso bate-papo do Google Meu Negócio?

Confira também:

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2 comments

    1. Olá Bruno!

      Há duas formas de trocar mensagens com o proprietário do local: através do botão mensagem (tópico deste artigo) que requer o aplicativo Allo. Neste caso, a conversa ocorre entre lojista e cliente somente.

      A outra forma, que acredito ser a do seu comentário, é enviar a pergunta diretamente no resultado do Google. Neste caso, a pergunta fica aberta tanto para o lojista quanto para a comunidade (todos usuários) responderem, de forma pública.

      Em breve, terá artigo sobre essa outra opção, aguarde!

      Agradeço o comentário!

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