ASO - Google Play Store

Play Store Mais Segura Contra Fraudes no Ranking

Olá pessoal de ASO! O Google atualizou os filtros contra manipulação de ranking na Play Store. Boa notícia para nós que trabalhamos apenas com White Hat.

Saiu uma nota dia 31 de outubro, no Blog de Desenvolvedores Android, sobre atualização dos filtros da Play Store contra tentativas de manipular o ranking de aplicativos através de técnicas anti-éticas, como instalações fraudulentas, avaliações falsas e notas (classificação em estrelas) induzidas por algum incentivo. O sistema de detecção do Google foi atualizado para identificar ações propositais para ganho de posicionamento na App Store – se algum aplicativo continuar com comportamento que vai contra à Política para Desenvolvedor, poderá ser removido da Google Play Store.

Para aqueles que terceirizam as ações de ASO (App Store Optimization) para algum prestador de serviço ou agência de Marketing, o Google recomenda checar se as práticas realizadas pelo profissional estão em conformidade com as orientações da política (evitando surpresas desagradáveis, como uma penalização).

Essas atualizações nos sistemas anti-fraude de posicionamento da loja de aplicativos respeitam os usuários e as demais empresas com apps para Android (além dos profissionais de Marketing e desenvolvedores), pois evitam que os usuários instalem apps que acreditam que são os melhores, mais bem avaliados ou os apps mais instalados (sendo que não são), e também que os profissionais que atuam honestamente com ASO sejam prejudicados. Além disso, preserva a integridade da Play Store para que não perca sua credibilidade junto ao usuário, que é tanto cliente dos nossos aplicativos quanto do Google Android em primeiro lugar.