Google Play com denúncia de comentários fora da política

ASO: Denunciar Comentários Impróprios de App na Play Store

Olá pessoal de SEO! Quem tem aplicativo Android pode agora denunciar avaliações impróprias na Google Play Store que muitas vezes prejudicam em ASO, confira já!

Se além de SEO você também é responsável por ASO (App Store Optimization), ou seja, otimização de app para lojas de aplicativos, sabe que as avaliações dos usuários são um dos fatores que podem influenciar no posicionamento de seu app na busca dentro da Google Play Store ou iTunes App Store da Apple. Muitas vezes, algumas avaliações não seguem a política para usuários, como comentários que nada dizem sobre o aplicativo junto com nota baixa de 1 ou 2 estrelas. Para isso, confira a seguir o que fazer na Google Play Store nesses casos com novo recurso liberado pelo Google.

Reviews Negativas Prejudiciais nas App Stores

Tráfego incentivado, insatisfação com a empresa (não necessariamente com o app), concorrência – é difícil saber as razões que levam alguns usuários a deixar reviews nas lojas de aplicativos que têm como finalidade agredir através de palavras de baixo calão ou prejudicar a empresa por avaliação baixa sem relação com a usabilidade ou funcionalidade do app (que deveria ser real objetivo da avaliação).

Para o caso do tráfego incentivado, são casos em que algumas empresas de marketing divulgam o app dentro de outros apps com situações condicionais para aumentar o número de instalações do aplicativo, já que ganham a partir do volume de usuários que instalaram o app, exemplo: se você instalar o app X, em troca ganhará créditos no jogo Y. Isso é ruim, pois pode gerar queixas nas lojas de aplicativos dizendo que instalou e não ganhou os pontos ou os créditos prometidos, por isso é importante ficar de olho se seu serviço de publicidade de app faz esse tipo de divulgação apenas para ganhar instalações, que na verdade são instalações pobres que não geram conversão, apenas queixas e possíveis desinstalações futuras, comprometendo seu trabalho de ASO.

Denunciando Avaliações Impróprias na Play Store

Para comentários da Play Store que se enquadram no caso acima, o Google liberou recurso para os proprietários de app Android que permite denunciar reviews que violam a política de postagem de comentários da Google Play.

Política de Postagem de Comentários da Play Store

Confira a seguir as políticas, diretrizes e dicas do Google quando opinar sobre um app Android na Google Play Store:

Mantenha o foco. Os comentários devem ser sobre o aplicativo que você está avaliando.
Não inclua códigos de jogos ou códigos afiliados, endereços de e-mail ou links em seu comentário.
Não poste comentários falsos para elevar ou baixar as avaliações.
Não poste conteúdo sexualmente explícito ou ofensivo.
Não poste conteúdo abusivo ou de incitação ao ódio, que ameace ou assedie outras pessoas.
Não se faça passar por outras pessoas, não faça declarações falsas nem distorça a natureza da sua afiliação com alguma pessoa ou entidade.
Use texto de fácil leitura e não abuse de maiúsculas e da pontuação.
Faça postagens com informações claras, valiosas e verdadeiras.
Tente incluir pontos positivos e negativos.
Seja educado com as outras pessoas: não as ataque.
Use a gramática corretamente e verifique a ortografia.
Faça comentários úteis e instrutivos.

Alguns usuários não estão respeitando as orientações acima ao avaliar seu aplicativo Android? Confira abaixo como proceder e evitar que seu app seja prejudicado em ASO, além de evitar que novos usuários desistam de instalar seu app.

Como Denunciar Avaliações em seu App Android

Dentro do Google Play Console, na tela de comentários (local onde também é possível responder as avaliações dos usuários do app), consta agora um ícone de bandeira – o mesmo que o Google adota em outros serviços e que representa denúncia de conteúdo.

Denunciar comentário na Google Play Store
Mensagem ao denunciar resenha na Google Play Store

Ao clicar no ícone da bandeira, é exibida a mensagem acima – lembrando que você deve apenas denunciar avaliações que violam os tópicos da política de postagem de comentários. Se você não gostou de críticas ao seu app, não utilize esse recurso, mas aperfeiçoe e corrija problemas do app. Após enviar a denúncia, o Google avalia se realmente o comentário deve ser removido, exibindo a frase “Sua solicitação para remover esta revisão está sendo investigada.“.

Se o Google não considerar que o comentário viola as diretrizes, você receberá a mensagem “Sua solicitação para remover esta revisão foi rejeitada.” e a avaliação continuará vinculada ao seu aplicativo Android na Play Store.

Há um limite diário de envio de denúncias – o Google exibirá uma mensagem neste caso, e você poderá realizar uma nova denúncia apenas 24 horas depois.

Conclusão

Acredito que o Google percebeu crescente aumento de comentários que não se referem ao aplicativo e nada agregam aos novos usuários que estão decidindo se irão ou não instalar o app Android em seus smartphones.

O intuito do Google de criar o recurso de denúncia é bom, pois permite uma certa “defesa” por parte dos proprietários de aplicativos Android, evitando que o trabalho de ASO seja prejudicado com esse tipo de avaliação. Porém, infelizmente fiz a denúncia para vários comentários que violam a política e recebi, em alguns casos, a mensagem de retorno do Google de que minha denúncia foi rejeitada.

Espero que o Google refine esse novo recurso – que ainda está na versão Beta – para evitar que esses comentários continuem prejudicando aplicativos Android na Play Store, respeitando as denúncias honestas e protegendo os proprietários de app, não os avaliadores que nada agregam. Lembrando que se você tem recorrência de tráfego incentivado, é necessário extinguir a causa (conversar com seu prestador de serviço de publicidade), não continuando com esse tipo de divulgação achando que apenas realizar uma denuncia estará tudo certo.